VERSIM 4L678
Emulador Conjugado 2 em 1
Emulador de bicos injetores para veículos 4 cilindros conjugado com Emulador de sonda ESL 678
■ Este produto tem a função de desligar, simular os bicos injetores de combustível e executar a sobreposição de combustíveis durante a transferência para o GNV e também inclui um emulador de sonda Lambda, similar ao modelo ESL 678 da Verptro.
■ O temporizador de desligamento dos bicos injetores é feito de forma temporizada para permitir a sobreposição de combustíveis é ajustável.
■ A emulação dos bicos injetores evita que a central detecte o desligamento dos bicos injetores o que causaria a indicação de falha no funcionamento do motor.
■ Este produto possui um chicote com conectores do tipo Bulldog.
■ Este produto pode ser aplicado em alguns veículos nacionais e importados que possuam:
– Alimentação de 12V
– Resistencia dos bicos injetores na faixa de 11 a 15 Ohms
– Utilizem conectores do tipo bulldog de dois pinos.
■ Consulte a Verptro em caso de dúvida.
■ Para veículos com tecnologia Flexfuel sugerimos utilizar o ESL MASTER COMPACT II que possui maiores recursos para uma perfeita simulação do sensor de oxigênio e utilizar o Versim 4 para a simulação dos bicos injetores.
■ Chaves de programação
– Seleciona o tipo de sinal de sonda Lambda a ser simulado.
■ Trimpot de Ajuste
– Ajusta a relação Pobre/Rica do sinal simulado da sonda Lambda.
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
■ Desconectar os bicos injetores do veículo e interligar os conectores do chicote do produto.
■ Identificar o fio de sinal do sensor de oxigênio.
■ Instale o produto conforme o esquema abaixo:
AJUSTE / CALIBRAÇÃO
Chave 1 | Chave 2 | Sinal simulado |
baixo | baixo | Não usar esta seleção |
baixo | cima | Relação Pobre/Rica ajustável (similar ao ESL 62 A) |
cima | baixo | Sonda aterrada |
cima | cima | Sonda aberta |
■ Quando as chaves 1 e 2 estiverem selecionando o simulador ESL-62 A, deve-se ajustar o TRIMPOT para alterar a relação Pobre/Rica do sinal simulado de forma a atender o funcionamento da central eletrônica quando o motor estiver funcionando no combustível líquido.
– Girando o TRIMPOT no sentido horário o tempo de injeção tende a diminuir.
– Girando o TRIMPOT no sentido horário o tempo de injeção tende a aumentar.
Av. de Santa Cruz, 8176 – Senador Camará, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21830-009
21 2404-1189