emulador de sonda

LUMINA

Caixa Comutadora de Combustível

caixa comutadora lumina

A caixa comutadora de combustível modelo LUMINA da VERPTRO é um produto com um conceito diferenciado, pois além das funções inerentes a uma caixa comutadora, ela possui também a possibilidade de indicar o tipo de combustível líquido presente no tanque de combustível (desde que esteja instalado o emulador de sonda lambda MASTER COMPACT II ). O produto é composto por dois módulos: Principal e Mostrador.

O Módulo Principal é preferencialmente instalado no compartimento do motor e tem várias funções tais como: controle de abertura do gás, leitura da pressão do gás, comutação de combustível e etc.

O Módulo Mostrador com suas reduzidas dimensões oferece várias possibilidades quanto ao local de sua fixação no painel do veículo. A função deste módulo é a de indicação da pressão do gás, do modo de funcionamento do motor e do aprendizado da RPM de transferência.

Outra característica importante deste produto é a sua facilidade de instalação, pois a comunicação entre o Módulo Principal e o Módulo Mostrador é feita por um único cabinho de bitola reduzida.

Aplicação

■ Este produto pode ser instalado na maioria dos veículos com sistema de injeção eletrônica.

Composição

■ O produto é composto de um módulo eletrônico principal, um chicote principal, um módulo eletrônico mostrador, um cabo de interligação e um manômetro.       

Vista fontal do módulo do produto

caixa comutadora lumina

Chicote do produto

tabela caixa comutadora lumina

Este chicote interliga o módulo eletrônico principal ao módulo mostrador.

■ Possui conectores idênticos em suas extremidades e os mesmos estão marcados com uma tinta branca em um dos seus lados.
■ Estas marcações servem para ajudar na conexão ao módulo mostrador. A inversão não danifica nem o módulo principal e nem o módulo mostrador. A inversão apenas faz com que os LEDS acendam ou pisquem de forma desordenada.

Vista frontal do Módulo Mostrador

caixa comutadora lumina

Os leds amostrados neste desenho são apenas para referência pois os mesmos só ficam visíveis

quando o produto está ligado.
■ Sob o desenho do cilindro de GNV estão os 5 LEDs indicadores de pressão.
■ Quatro LEDS de cor AZUL e um LED de cor vermelha (indicador de reserva).
■ Sob o desenho da bomba de combustível estão os dois LEDS indicadores de combustível líquido.
    – Um LED de cor amarela (representando gasolina) e outro LED de cor verde (representando álcool).
■ O círculo entre os dois desenhos representa o botão de seleção de modo de funcionamento.

Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes

■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica (não inclusa) para evitar a soltura do guarda pó.
■ O módulo eletrônico mostrador deve ser fixado sob o painel de instrumentos do veículo ou em local de fácil acesso e visualização do condutor.
■ O cabo de interligação deve ser transpassado do compartimento do motor para próximo do módulo mostrador. As recomendações de cuidados com o cabo de interligação são as mesmas do cabo principal.

Instalação

caixa comutadora lumina

 

ATENÇÃO: O fio preto do manômetro deve ser aterrado no mesmo local do fio preto do chicote.)

Modo de uso

■ Utilizando somente o combustível líquido:
      – Ligue o motor do veículo e pressione o botão no Módulo Mostrador de forma que os LEDS indicadores de pressão do gás se apaguem.
      – Somente os LEDS indicadores de combustível líquido acendem (* ver observação no final do manual)
      – Neste modo de operação o motor funcionará somente no combustível líquido.

 

■ Modo de transferência automática para o GNV
– Ligue o motor do veículo e pressione o botão no Módulo Mostrador de forma que tanto os LEDS indicadores de pressão do GNV como o(s) LED(s) indicador(es) do combustível líquido acendam.
– Aumente a RPM até que ocorra a transferência para o GNV quando então os LEDS de líquido se apagam.

 

■ Partida de emergência no GNV
      – Com a ignição desligada pressione e mantenha pressionado o botão no Módulo Mostrador.
      – Ligue a ignição (sem dar partida no motor) e aguarde a indicação de pressão de GNV acender.
      – Solte o botão e dê partida no motor.

 

Programando a RPM de transferência

■ Coloque o JUMPER no local que é indicado no desenho de instalação a seguir.
■ Ligue o motor e deixe-o funcionando no combustível líquido.
■ Acelere o motor até atingir a RPM que se deseja programar.
■ Pressione o botão no Módulo Mostrador até que os dois LEDS AZUIS centrais acendam. (soltar o botão e manter a RPM)
■ Quando os dois LEDS AZUIS externos começarem a piscar é porque a RPM já foi programada.

 

Indicação do tipo de combustível líquido

■ Quando o emulador de sonda MASTER COMPACT II ou o emulador GALAXY ou o gerenciador de fluxo CFG-MASTER estiver instalado no veículo, é possível interliga-lo com a LUMINA para que este indique o tipo de combustível líquido detectado pelo emulador de sonda ou pelo gerenciador citados anteriormente.
■ O processo abaixo cita apenas a MASTER COMPACT II mas o mesmo procedimento se aplica ao emulador de sonda GALAXY e ao Gerenciador de Fluxo CFG-MASTER.

 

Interligação com a Master Compact II

      – Ligue os cabinhos de cor Amarela/Vermelha e Branco/Vermelho da MASTER COMPACT II nos cabinhos de mesma cor do chicote do Módulo Principal.

 

Deixando a MASTER COMPACT II identificar o combustível líquido

■ Ligue o motor do veículo no combustível líquido.
      – Se algum LED indicador de pressão estiver aceso então pressione o botão do Módulo Mostrador para que eles se apaguem.
■ Somente os LEDS de cor VERDE e o de cor AMARELA (sob o desenho da bomba de combustível) devem estar acesos.
■ Quando a MASTER COMPACT II entrar no seu processo de detecção do tipo de combustível líquido então os LEDS VERDE e AMARELO irão piscar alternadamente.
      – Se o motor estiver acima da marcha lenta os dois LEDS voltam a acender continuamente indicando que a MASTER COMPACT II interrompeu momentaneamente a detecção do combustível líquido.
■ Quando a MASTER COMPACT II identificar o combustível líquido então somente o LED VERDE (ALCOOL) ou o LED AMARELO (GASOLINA) permanecerá aceso continuamente.
■ Ao transferir o funcionamento para o combustível líquido, o LED VERDE e/ou o LED AMARELO apagam.

 

Se a MASTER COMPACT II não estiver instalada então os LEDS AMARELO e VERDE sempre irão acender quando o motor estiver funcionando no combustível líquido.

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