emulador de sonda

CFG MASTER

Gerenciador de Fluxo de Gás

O CFG-MASTER é um dispositivo eletrônico, micro processado, aplicável em veículos convertidos para o GNV e que reúne num só produto um módulo controlador de fluxo de gás (CFG) e um módulo emulador de sonda lambda MASTER COMPACT.

 

O módulo controlador permite que o motor obtenha um alto desempenho quando funcionando com GNV aliada à manutenção da correta relação ar/combustível Ele oferece também a possibilidade da seleção entre quatro níveis de cutoff.

 

O módulo emulador de sonda MASTER oferece a consagrada capacidade de identificar o combustível líquido em uso e com isto executar a perfeita simulação do sensor de oxigênio pré-catalisador.

 

Também está incluído um segundo simulador para o sensor de oxigênio pós-catalisador. A calibração e/ou programação dos dois módulos é feita facilmente através de micro chaves no próprio produto.

Aplicação

Este produto é aplicável na maioria dos veículos nacionais e importados, com tecnologia Flex-Fuel ou não, que possuam sensor MAP / MAF / TPS (sinal 0-5V) ou TPS (0-5V) e sensor de oxigênio 0-1V.  Em veículos com acelerador eletrônico recomendamos a utilização do sinal do sensor MAP.

Partes que compõe o CFG-MASTER

■ Módulo eletrônico
■ Motor de passo com flange
■ Chicote de ligação
■ Caixinha do LED FLEX
■ Botão Flex
■ Manual de instalação e calibração.

Recomendações para instalação

Antes de executar instalação do produto recomendamos a leitura de todo o manual assim como o atendimento dos itens a seguir:

 

■ Escolha um local para a instalação do módulo eletrônico e do seu chicote de forma que fiquem longe de partes quentes e móveis do motor do veículo e longe também da bobina de ignição e cabos de velas.

■ O módulo eletrônico deve ser posicionado em local protegido contra o ingresso d’água e com a sua parte frontal sempre voltada para baixo.

■ Retire o fusível de proteção ao iniciar a instalação. Somente o recoloque quando toda a instalação estiver terminada e com o motor de passo conectado.

■ Sempre após a montagem e calibração, solicitamos colocar o guarda-pó de proteção do chicote e também a tampinha plástica (que cobre as micro chaves).

■ Todas as emendas dos fios devem ser devidamente realizadas e isoladas.

Vista frontal do produto

controlador de fluxo de gás

■ Chaves de Seleção

   – Chave 1 a 5 è seleciona o veículo – usadas para identificação do combustível e sua simulação.

   – Chave 6  è Possui duas funções: Selecionar nível de CUTOFF e tipo de simulação da sonda pós catalisador.

 

■ Botão CFG

   – Este botão é utilizado para calibração do GERENCIADOR. OBS: Não confundir o BOTÃO-CFG com o botão externo que é denominado BOTÃO FLEX.

Chicote do produto

controlador de fluxo de gás

Instalação

■ Faça sempre a instalação com o motor desligado.

■ Identifique o sinal pulsante do bico injetor 1 e do bico injetor 4.

■ Identifique o fio de sinal do sensor MAF.

■ Identifique os fios de sinal do sensor de oxigênio pré e pós catalisador.

■ Para maiores detalhes veja o manual que acompanha o produto

■ Faça a instalação conforme indicado no esquema abaixo:

Ajustes / Calibração

Parte 1 – Identificador de combustível e simulador (módulo Master)

■ Informações importantes:

   – Para iniciar a identificação do combustível ligue e deixe o motor funcionando com combustível líquido.

   – Se houver transferência para o GNV antes do término da identificação do combustível líquido então a mesma será cancelada e o último combustível memorizado será utilizado.

   – Mesmo que o produto for desligado o último combustível identificado não é perdido.

   – O combustível líquido deve ser álcool ou gasolina. Não pode ser mistura.

   – Sempre trocar de combustível líquido rode pelo menos 20Km.

 

■ Programar as chaves 1 a 5 do produto conforme o veículo (ver tabela).

   – A chave 6 atua sobre a simulação da segunda sonda (ver também a tabela de veículos).

■ Colocar a caixa comutadora na posição combustível líquido.

 

ATENÇÃO: Toda vez que o CFG-MASTER é ligado, é feito um teste de acendimento dos leds (exceto o vermelho).

 

■ Ligar o motor (ar condicionado desligado) e observar que: (IMPORTANTE)
   – LED-FLEX deve estar apagado (leds da caixinha).
   – LED VERMELHO deve piscar indicando funcionamento da sonda lambda pré-catalisador.
   – LED VERDE 1º, 2º, 3º ou 4º – indica a faixa de rotação do motor.
   – LED AMARELO não importa no momento.
   – LED AZUL indica o modo de funcionamento da central eletrônica do veículo:
      – Apagado indica injeção de combustível no modo SEQUENCIAL.

      – Aceso indica injeção de combustível no modo SEMI SEQUENCIAL.

■ Aproximadamente 3 minutos após o motor ter sido ligado o LED-FLEX acenderá na cor vermelha indicando que a rotação do motor está em marcha lenta e que o módulo MASTER está identificando o combustível líquido. AGUARDAR O TÉRMINO DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO (duração entre 40 a 60 segundos).
   – Se a rotação do motor estiver acima da marcha lenta então o LED-FLEX ficará piscando na cor vermelha informando que a MASTER DR está pronta para identificar o combustível assim que a rotação for para marcha lenta.

■ ATENÇÃO: Se o motor não atingiu temperatura de trabalho então desligue o motor, aguarde o LED-FLEX apagar e em seguida religue o motor. Não permita que a MASTER identifique o combustível com o motor frio.

■ ATENÇÃO: observar que a chave 6 tem dupla função e portanto sempre depois da programação do nível de CUTOFF lembrar de reposicionar a chave 6 para a correta simulação da sonda pós catalisador, seguindo recomendação da tabela de aplicação.
■ Eventualmente pode ser necessário utilizar uma configuração das chaves de seleção diferentes daquela indicada na tabela.

Parte 2 – Módulo Gerenciador (CFG)

■ Informações Importantes:

   – Mesmo que o produto seja desligado as calibrações realizadas não são perdidas.
   – Após a instalação e após inserir o fusível de proteção certifique-se que o motor de passo está conectado para que o mesmo seja fechado totalmente.
   – O produto sai de fábrica com um valor de calibração padrão. Se necessário execute um resete (recuperação dos valores de fábrica) antes de uma calibração.
 

2.A) Verificações iniciais no combustível líquido

■ Confirmar que a sonda lambda oscila entre mistura pobre (LED VERMELHO APAGADO) e mistura rica (LED VERMELHO ACESO)
■ Confirmar a correta indicação da faixa de rotação do motor.
   – Por exemplo, ajuste a RPM para 3500 quando então o 3º LED VERDE deve estar aceso

2.B) Programação do nível de CUTOFF

■ Deixar o motor funcionando no combustível líquido
■ Escolher o nível de cutoff desejado e executar o ajuste conforme abaixo:
   – Notar que o CUTOFF no GNV só é executado quando a central do veículo executa o seu CUTOFF.

 

Sem CUTOFF

   1. Colocar a chave 6 para BAIXO
   2. Elevar a rotação até o 2º LED VERDE acender.
   3. Pressionar o BOTÃO CFG (no módulo eletrônico).
   4. Por alguns segundos o 1º LED VERDE APAGA e os outros acendem indicando SEM CUTOFF.

 

CUTOFF leve

   1. Colocar a chave 6 para CIMA
   2. Elevar a rotação até o 2º LED VERDE acender.
   3. Pressionar o botão.
   4. Por alguns segundos o 2º LED VERDE APAGA e os outros acendem indicando CUTOFF LEVE.
 

CUTOFF Médio

   1. Colocar a chave 6 para BAIXO
   2. Elevar a rotação até o 3º LED VERDE acender.
   3. Pressionar o botão.
   4. Por alguns segundos o 3º LED VERDE APAGA e os outros acendem indicando CUTOFF MÉDIO

 

CUTOFF Alto

   1. Colocar a chave 6 para CIMA
   2. Elevar a rotação até o 3º LED VERDE acender.
   3. Pressionar o botão.
   4. Por alguns segundos o 4º LED VERDE APAGA e os outros acendem indicando CUTOFF ALTO.
 
■ ATENÇÃO: Após a programação do nível de cutoff reposicionar a chave 6 conforme indicado na tabela de aplicação.

 

2.C) Calibração do Gerenciador em Alta Rotação (GNV)
■ Transferir o funcionamento do motor para o GNV
■ Aumentar lentamente a RPM até que o 3º LED VERDE acenda
■ Manter a rotação e observar o LED VERMELHO (sensor de oxigênio).
   – Se o LED VERMELHO estiver piscando então ir para o passo 4.
   – Se o LED VERMELHO ficar aceso continuamente então se recomenda aumentar o diâmetro do mesclador.
   – Se o LED VERMELHO ficar apagado continuamente então se recomenda diminuir o diâmetro do mesclador.
■ Estando o 3º LED VERDE aceso então pressionar o botão para iniciar de calibração em alta rotação.
   – O 3º LED VERDE começa a piscar indicando que iniciou o processo de calibração do produto.
■ Manter a rotação entre 3000 e 4000 rpm até que todos os LEDS VERDES comecem a piscar juntos (várias vezes), indicando sucesso no processo de calibração em alta rotação.
ATENÇÃO: Se a rotação sair da faixa do 3º LED VERDE então o processo de calibração será cancelado.

2.D) Ajuste da Marcha Lenta no GNV

■ Depois do sucesso na calibração em alta rotação deixar a rotação cair para marcha lenta.
   – Observar que na marcha lenta o 1º LED VERDE acende.
■ Aguardar alguns segundos e pressionar o botão para iniciar o ajuste de marcha lenta
   – O 1º LED VERDE começa a piscar
■ Aguardar alguns segundos e observar o LED VERMELHO
   – Se o LED VERMELHO piscar então OK. Acelerar o motor para sair do processo e vá para o processo de programação de CUTOFF
   – Se o LED VERMELHO permanecer aceso direto então fechar lentamente o ajuste de marcha lenta do redutor até que o LED VERMELHO comece a piscar.
   – Se o LED VERMELHO permanecer apagado direto então abrir lentamente o ajuste de marcha lenta do redutor até que o LED VERMELHO comece a piscar.

■ Fim da calibração do CFG (gerenciador).

 

Parte 4 – RECUPERANDO OS VALORES DE FÁBRICA (do CFG)

Após alimentar o produto, e antes que o 4º LED VERDE apagar, pressionar o botão e o mantenha-o pressionado até que todos os LEDS VERDES comecem a piscar juntos por várias vezes. Isto indica que o valor padrão de fábrica do CFG (gerenciador) foi recuperado e o motor de passo fechará totalmente.

 

Parte 5 – OUTRAS INFORMAÇÕES

■ Memória não volátil
O CFG-MASTER não perde as informações aprendidas e/ou dados de calibração mesmo se ele for desligado da bateria.

■ Veículos com somente uma sonda pré catalisador
   – Não usar os fios VERDE-PRETO e AMARELO-VERMELHO.

■ Diversos
   – A ordem de ignição deve ser 1-3-4-2. Para outra seqüência se deve mudar a ligação dos fios de cor branca e laranja.
   – Tanto o sensor de oxigênio pré-catalisador como o pós-catalisador devem ser do tipo 0 – 1V.
   – O CFG-MASTERS executará cutoff do GNV somente quando a central eletrônica do veículo executar o cutoff do combustível líquido. Os LEDS VERDES apagarão quando o CUTOFF estiver em curso.
   – Nos casos onde apenas o fio amarelo for utilizado então o fio de cor verde do chicote do produto deve ser isolado.
   – NUNCA UTILIZAR PONTEIRA METÁLICA PARA PRESSIONAR O BOTÃO PARA EVITAR A POSSIBILIDADE DE CAUSAR CURTO-CIRCUITO NO PRODUTO.

Seleção do veículo / Programação das Chaves

■ Atenção: estas programações podem variar conforme as condições do veículo
■ PARA VEÍCULO NÃO CONSTANTES DESTA TABELA CONSULTE A VERPTRO.

CITRÖEN / PEUGEOT

VEÍCULO

 Chaves para cima

C3 1.6 16V / 2009

3

Picasso 1.6  16V

3

307

3 , 4

206 1.6  16V

3

206 / 1.4

2 , 3

207 / 1.4 / 2009

2 , 3

PICASSO 2.0  138CV (ñ FLEX)

 

PICASSO 118CV (ñ FLEX)

 

 

FIAT

Veículo

Chaves para cima

Fiorino 1.3 (2008 ..)

2 e 5

Palio / Siena 1.0

1 , 3

Palio / Siena 1.4/ Punto 1.4

5

Doblo/Siena 1.8 E.TorQ

4 e 5

Palio / Siena / Week 1.8

2

Palio 1.3 … 2005)

2 , 3, 4 ,5

LINEA 1.9

1 ,2 ,3

Idea 1.4 (*)

1 ,2 ,3

Idea 1.6  E.Torq

1 ,2 ,4

Nova Uno 1.4

2 , 4

Toro 1.8 16V

2

 

FORD

Veículo

Chaves para cima

Fiesta 1.0 / 2007 …

1 ,2 ,3 e 4

Fiesta / EcoSport 1.6

1 , 2 , 3

 Eco / Focus 2.0

 4 e 5

New Eco

4 e 5

Ranger 2014 Nova 2.5 16V

3 e 5

 

GM

Veículo

Chaves para cima

Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E

1 , 2

 Corsa / Meriva 1.8

 2

AGILE

2

Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010  1.4

5

 Astra/Vectra/Zafira       2010 …

5 , 6

Astra/Vectra/Zafira 2.0

1 , 5

S10  2.4

1 ,2 , 4

S10 2015

1 , 2 e 3

Prisma 1.4 ( Novo )

2

Sonic 1.6  16V

2 e 3

Spin

2

Prisma 1.0 ( Novo )

1 e 2

 

VW

Veículo

Chaves para cima

Kombi 1.4

1, 3, 4

Gol 1.8

2, 4 e 5

 Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6

 4 ,5 e 6
Gol 1.0 / Voyage / Fox

Todas p/ baixo

Up 1.0

 2 ,3 e 4

 

HONDA

Veículo

Chaves para cima

FIT 1.4 ( com Sonda Lambda 0 a 1V)

1, 4

CITY FlexOne 2014/15

 1 e 4

 

HYUNDAI

Veículo

Chaves para cima

HB-20 1.6

3 e 5

Tucson , i30  2.0 16V

2 ,3 e 5

 

JAC

Veículo

Chaves para cima

J6 2012 (só gasolina)

3

J3 1.4  16V

3

 

KIA

Veículo

Chaves para cima

Soul 1.6 /  Cerato 1.6 16V

2, 3 e 5

 

RENAULT /  NISSAN

Veículo

Chaves para cima

CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V

 2 , 5 e 6

LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V

3 , 5 e 6

SANDERO/SYMBOL 1.6/16V

1, 2, 3 e 4

 MEGANE 1.6 / 16v

 4 e 5

 

MITSUBISHI

Veículo

Chaves para cima

TR4  2.0  16V  09…

 3, 4, 5

Triton 4 cil

3, 4 ,5

Triton 6 cil

1, 2 e 4

Alguns veículos “não flex” podem usar o CFG-MASTER para resolver problemas de partida a frio e/ou luz de injeção acesa. Contatar a VERPTRO para programação das chaves.

 

PARTE 5 – INSTRUÇÕES AO USUÁRIO FINAL

■ Trocando de combustível líquido
   – Antes de abastecer com outro tipo de combustível deve-se utilizar o atual até o nível ficar abaixo de 1/4 do tanque.
   – Depois abastecer com o novo combustível de forma que o nível de combustível ultrapasse 3/4 (ideal: encher o tanque).

■ Identificando automaticamente o combustível líquido
   – APÓS ENCHER O TANQUE COM O NOVO COMBUSTÍVEL colocar a chave da caixa comutadora na “posição líquido”.
   – Ligar o motor (ar condicionado desligado)
   – Andar normalmente com o veículo por pelo menos 15Km.
      – Durante o percurso para a adaptação da central do veículo ao novo combustível pode ocorrer de o LED-FLEX piscar na cor vermelha, indicando que a MASTER DR está pronta para identificar o combustível. Termine o percurso.
      – Se for necessário parar o veículo antes de terminar os 15 Km então, se possível, mantenha a rotação do motor acima da marcha lenta (LED-FLEX piscando). Isto evitará que a MASTER identifique o combustível líquido, antes da correta adaptação da central do veículo.

   – Depois de percorrer os 15 Km, verifique se o LED VERMELHO está aceso. Se não estiver aceso aguarde ele acender. Deixe o motor em marcha lenta (LED-FLEX aceso vermelho) para a execução do processo de identificação.
      – Se for necessário andar com o veículo não tem problema, pois a MASTER DR acumulará aprendizado toda a vez que o motor cair para marcha lenta.
   – O tempo total para a identificação do combustível (tempo total em que o LED-FLEX permanece aceso continuamente na cor vermelha) demora entre 40 e 60 segundos (dependendo do veículo).
   – Quando o MASTER DR terminar a identificação, o LED-FLEX mudará de cor indicando o combustível:
     – LARANJA é GASOLINA
     – VERDE é ÁLCOOL
   – Após a identificação transfira o funcionamento do motor para o GNV.

■ Identificação forçada
   – Há qualquer momento, com o motor funcionando no GNV (e somente no GNV), é possível forçar a troca de “combustível” e, por conseguinte a simulação do tipo de combustível, bastando para isto pressionar o BOTÃO-FLEX.
   – Isto é útil quando houver troca de combustível líquido e o motorista tiver se esquecido de executar o processo de identificação automática.
   – Ou quando por qualquer motivo houver identificação errada.

■ OBSERVAÇÕES:
   – O CFG-MASTER iniciará o processo de identificação de combustível toda a vez que o motor do veículo for ligado no combustível líquido e permanecer no líquido por mais de 3 minutos.
   – O CFG-MASTER poderá não identificar corretamente o combustível líquido quando o motor do veículo apresentar instabilidade de funcionamento na marcha lenta. Nestes casos o motorista deverá transferir o funcionamento para o GNV e efetuar a “Identificação forçada” descrita acima e procurar uma oficina para as devidas correções.
   – O CFG-MASTER poderá não identificar corretamente o combustível líquido quando o motor estiver frio. Só permita que a MASTER identifique o combustível líquido quando o motor estiver na temperatura correta de funcionamento.
   – É possível que em alguns casos seja necessário utilizar uma programação diferente daquela indicada no manual do produto.
   – Manter o reservatório de partida fria sempre com gasolina.
   – Não deixe a MASTER executar o processo de identificação quando o motor do veículo estiver frio.

Fale com a gente

emulador de sonda

    Av. de Santa Cruz, 8176 – Senador Camará, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21830-009

   atendimento@verptro.com.br

     21 2404-1189  

    21 97039-5542 – Comercial   

    21 97039-1317 – Assistência técnica

Copyright Grupo Viana de Comunicação