MASTER COMPACT 2
Emulador de Sonda Lambda
Diferente de outros produtos no mercado, o emulador Master Compact II permite você escolher verdadeiramente qual combustível usar.
Seja gasolina ou etanol, que esteja no tanque, ele simula o combustível líquido do seu carro, para que você tenha tranquilidade ao usar o GNV.
Duplo emulador de sonda Lambda 0-1V
Conheça mais detalhadamente:
■ O I-Flex MASTER COMPACT II é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos com tecnologia bicombustível convertidos para o GNV e que possuem sensor MAP e sensores de oxigênio de 0 – 1V.
■ Sua função é gerar uma simulação do sinal da sonda Lambda do veículo de tal forma que a central eletrônica do veículo mantenha a memorização dos parâmetros do combustível líquido que está no tanque.
■ Simula também o sinal do sensor Lambda pós-catalisador, possuindo no momento 4 tipos de simulação para esta sonda.
■ O I-Flex MASTER COMPACT II utiliza um microprocessador com um eficiente software que lhe permite não somente a identificação do combustível líquido (etanol ou gasolina) como também a correta simulação de acordo com as condições de funcionamento do motor e do combustível identificado.
■ Informar ao motorista através do Led Flex o tipo de combustível líquido identificado e a ser simulado.
■ Possibilita a troca de combustível identificado / simulado através de um simples toque no botão Flex.
■ Possui até o momento 4 tipos de simulação de sinal da sonda Lambda pós catalisador. RETIRAR
■ O I-Flex MASTER COMPACT II assim como seus antecessores também pode ser utilizado em veículos mono combustível, mas para isso algumas medições no combustível liquido devem ser realizadas. Consulte a Verptro.
■ Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos flex-fuel ou também mono combustível que possuam:
– SENSOR MAP de 3 ou 4 fios.
– Alimentação de 12V.
– Sinal da sonda Lambda pre catalisador e pós catalisador de 0 a 1V.
■ Consulte a Verptro em caso de dúvida.
■ CONECTOR DO PRODUTO (ver detalhe do chicote abaixo)
■ BOTÃO FLEX
– No GNV: tem a função de fazer a troca forçada do combustível simulado que é indicado pelo LED FLEX.
– No Líquido: tem a função de trocar o banco da simulação de sonda pós catalizador.
■ CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
– As chaves 1 a 5 selecionam a motorização / veículo
– A chave 6 em conjunto com o banco de simulação, permite a seleção do sinal de simulação da sonda pós catalisador. Ver detalhe na descrição de ajuste/calibração
■ LED FLEX:
– Este LED pode acender em três cores e cada uma indica uma condição:
. Apagado: Indica que o produto está na fase de aquecimento do motor.
. Aceso Vermelho: Indica que o produto está na fase de identificação do combustível líquido.
. Piscando Vermelho: indica que a rotação do motor está acima da marcha lenta.
. Aceso Amarelo: indica que foi identificado o combustível líquido Gasolina.
. Aceso Verde: indica que foi identificado o combustível líquido Etanol.
■ LED VERMELHO:
– Indica o estado da mistura do combustível líquido.
– Apagado indica mistura pobre.
– Aceso indica mistura rica.
■ LED VERDE:
– Indica que o produto está lendo o sinal dos bicos injetores. Só apaga quando o motor está em cutoff. Sempre deve piscar independentemente de estar no líquido ou no GNV.
■ LED AMARELO ( ao lado do LED VERDE)
– Indica o estado do sinal simulado para a sonda pré catalisador.
■ LED AMARELO (não aparece no desenho)
– Este LED está montado no fundo da placa do módulo eletrônico.
– Só é visível quando pisca.
– Este LED tem a função de indicar o banco de simulação a ser utilizado pela chave 6.
– A seleção do banco é feito através do Botão Flex como descrito anteriormente.
– A indicação do banco selecionado é feita da seguinte forma:
. LED AMARELO APAGADO indica a seleção do banco 0 de simulação
. LED AMARELO piscando uma vez a cada 2 segundos indica banco 1 de simulação.
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
OBS: Para maiores detalhes veja o manual que acompanha o produto
■ Faça sempre a instalação com o motor desligado.
■ Identifique o sinal pulsante do bico injetor 1 e do bico injetor 4.
■ Identifique o fio de sinal do sensor MAP.
■ Identifique os fios de sinal do sensor de oxigênio pré e pós catalisador.
■ Faça a instalação conforme indicado no esquema abaixo:
SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO NA ORDEM APRESENTADA
Atenção:
■ Não transferir o motor para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível líquido.
■ O I-Flex MASTER COMPACT II só identifica o combustível líquido quando o motor estiver funcionando no mesmo.
■ Ao se transferir o funcionamento do motor o I-Flex MASTER COMPACT II recupera o último combustível líquido identificado e passa a simulá-lo.
■ O combustível líquido pode ser etanol ou gasolina, mas não a mistura dos dois.
INSTRUÇÕES DE PROGRAMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AJUSTES
Instruções de programação das chaves
■ Selecione as chaves de 1 a 6 e o banco de simulação conforme a tabela de aplicação no final deste documento.
Processo de identificação do combustível líquido
■ Toda vez que o motor é ligado e mantido funcionando no combustível líquido o TRIUM MASTER irá executar este processo.
■ Durante a fase de identificação do combustível líquido não transfira o funcionamento do motor para o GNV.
■ Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível liquido então a master irá recuperar o último tipo de combustível identificado.
■ O Processo de identificação é dividido em 3 fases:
– Aquecimento (LED FLEX APAGADO)
– Identificando (LED FLEX aceso na cor VERMELHA)
– Combustível identificado (LED FLEX na cor VERDE ou AMARELO ALARANJADO)
■ Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido
– Esta é a fase de aquecimento do motor (dura aproximadamente 3 minutos)
– Observe o quadro abaixo:
LED VERDE | Deve piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados |
LED AMARELO (SIMULAÇÃO) | Neste momento este LED pisca de forma aleatória. |
LED VERMELHO (SONDA PRÉ) | Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível · Aceso – mistura rica · Apagado – mistura pobre |
LED FLEX | Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor. |
LED AMARELO BANCO | Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado · Apagado – BANCO 0 · Pisca 1 vez – BANCO 1 · Pisca 2 vezes – BANCO 2 |
■ Aguarde o término da fase de aquecimento que é indicado quando o LED FLEX acender na cor vermelha.
– Se este LED piscar na cor vermelha, isto indica que a rotação do motor está acima de 1000 RPM e a MASTER não entrará na fase de identificação de combustível.
■ Identificando o tipo de combustível líquido
– O LED FLEX deve estar aceso na cor vermelha.
– Se a rotação ultrapassar 1000 RPM o LED FLEX pisca na cor vermelha indicando que o processo de identificação foi momentaneamente interrompido.
– Quando a rotação cair abaixo de 1000 RPM o LED FLEX volta a acender continuamente na cor vermelha e o processo de identificação é retomado.
– Este processo demora entre 40 e 60 segundos (dependente da RPM do motor).
■ Combustível líquido identificado. Quando a MASTER identifica o combustível líquido então o LED FLEX assume uma das cores abaixo:
– ÁLCOOL – VERDE
– GASOLINA – AMARELO ALARANJADO
■ Com o combustível líquido identificado e memorizado o motor já pode ser transferido para o GNV para a calibração do mesmo.
Ajuste do GNV
■ Transferir o funcionamento do motor para o GNV.
■ Ajustar a dosagem do GNV
■ De modo geral, em marcha lenta sem nenhuma carga ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso.
Uso diário
■ No uso diário não é necessário executar a identificação de combustível líquido.
■ Em locais muito frio recomendamos não deixar o motor em marcha lenta aquecendo no combustível líquido. Se quiser aquecer o motor usando o combustível líquido então recomendamos transferir o motor para o GNV e logo em seguida voltar para o combustível líquido pois assim a MASTER irá recuperar o combustível memorizado e não efetuará uma identificação desnecessária.
■ Só é necessário executar a identificação no momento da instalação ou quando houver troca do tipo combustível líquido. Extremamente importante é que se houver troca de combustível líquido, o tanque deverá ser enchido totalmente com praticamente 100% do novo combustível. E após o abastecimento o veículo deverá rodar pelo menos 20Km (somente com o novo combustível, sem transferir para o GNV) para que a central do veículo se adapte. Após estes 20Km o motor deve ser desligado e após alguns minutos (*) religar no líquido e deixar o produto fazer a identificação.
(*) Alguns veículos permanecem com o sistema energizado por vários minutos após o motor ser desligado. Nesses casos deve-se aguardar o desligamento total para que a TRIUM MASTER possa executar a nova identificação de combustível. Em alguns veículos pode ser necessário trocar a programação das chaves portanto recomendamos que quando for efetuar a troca de combustível líquido isto seja feito em uma convertedora homologada.
GARANTIA
■ A VERPTRO garante o funcionamento deste produto para o fim ao qual ele foi projetado.
■ A garantia é de 12 meses a partir da venda do produto ao convertedor.
■ Qualquer defeito de fabricação neste produto somente implica à VERPTRO na troca do mesmo, não cabendo qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a quaisquer peças e partes.
■ A VERPTRO reserva a si o direito de executar alterações técnicas, no todo ou em partes, sempre que julgar necessário, portanto sempre que for necessária a troca de algum produto este poderá ser feito por um modelo equivalente e que fizer parte da linha de produtos na data da solicitação de garantia.
LISTA DE APLICAÇÃO MASTER COMPACT II
BANCO | Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo |
0 | APAGADO |
1 | PISCANDO UMA vez |
2 | PISCANDO DUAS vezes |
CITRÖEN / PEUGEOT | Chaves para cima | Banco |
C3 1.6 16V / 2009 | 3 | 0 |
Picasso 1.6 16V | 3 | 0 |
307 | 3, 4 | 0 |
206 1.6 16V | 3 | 0 |
206 / 1.4 | 2, 3 | 0 |
207 / 1.4 / 2009 | 2, 3 | 0 |
PICASSO 2.0 138CV (ñ FLEX) | x | 0 |
CHERY | Chaves para cima | Banco |
Celer 1.6 / 16V | Todas p/ baixo | 0 |
FIAT / JEEP | Chaves para cima | Banco |
Fiorino 1.3 (2008 ..) | 2 e 5 | 0 |
Palio / Siena 1.0 | 1, 3 | 0 |
Palio / Siena 1.4 / Punto 1.4 | 5 | 0 |
Argo / Cronos / TORO / JEEP / Doblo / Siena /Strada ……………. 1.8 E.TorQ | 4 e 5 | 0 |
Palio / Siena / Week 1.8 | 2 | 0 |
Palio 1.3 … 2005) | 2,3,4,5 | 0 |
LINEA 1.9 | 1, 2, 3 | 0 |
Idea 1.4 (*) | 1, 2 e 3 | 0 |
Idea / Siena / Palio ….. 1.6 E.Torq | 1, 2 e 4 | 0 |
Nova Uno 1.4 | 2 e 4 | 0 |
Uno / Argo / Mobi ….. 1.0 – 3 cilindros | 5 | 0 |
Argo / Cronus 1.3 / | 2 | 0 |
FORD | Chaves para cima | Banco |
Fiesta 1.0 / 2007 … | 1,2,3 e 4 | 0 |
Fiesta / EcoSport 1.6 | 1,2,3 | 0 |
EcoSport / Focus 2.0 | 4 e 5 | 0 |
EcoSport …………………. 1.5 / 3 cilindros | 3 | 0 |
New Fiesta 1.6 (com sensor MAP) | 1 e 2 | 0 |
Ranger 2014 2.5 16V | 3 e 5 | 0 |
Ka ………………………….. 1.0 / 3 cilindros | 1,2,3,4 | 0 |
Ka 1.5 | Todas p/ baixo | 0 |
GM | Chaves para cima | Banco |
Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E | 1, 2 | 0 |
Corsa / Meriva 1.8 | 2 | 0 |
AGILE | 2 | 0 |
Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010 1.4 | 5 | 0 |
Astra/Vectra/Zafira 2010 … | 5, 6 | 0 |
Astra/Vectra/Zafira 2.0 | 1, 5 | 0 |
S10 2.4 | 1, 2, 4 | 0 |
S10 2015 | 1, 2 e 3 | 0 |
Prisma 1.4 ( Novo ) | 2 | 2 |
Sonic 1.6 16V | 3 | 0 |
Spin 1.8 / Cobalt 1.8 | 2 | 1 |
Prisma 1.0 ( Novo ) / Onix 1.0 | 1 e 2 | 2 |
Cruze | 4 e 5 | 0 |
HONDA | Chaves para cima | Banco |
CITY / FIT FlexOne 2014/15 … (Sonda 0 – 1V) | 1 e 4 | 0 |
HYUNDAI | Chaves para cima | Banco |
HB-20 1.6 | 3 e 5 | 0 |
HB20 1.0 12V 3cil | 3, 4 e 5 | 0 |
Tucson, i30 2.0 16V | 2, 3 e 5 | 0 |
JAC | Chaves para cima | Banco |
J6 2012 (só gasolina) | 3 | 0 |
J3 1.4 16V | 3 | 0 |
KIA | Chaves para cima | Banco |
Soul 1.6 / Cerato 1.6 16V | 1 | 0 |
Picanto 3 cil | 3,4,5 | 0 |
Sportage 2.0 / 2016 … | 5 | 0 |
MITSUBISH | Chaves para cima | Banco |
TR4 2.0 16V 09… | 3, 4 e 5 | 0 |
Triton 4 cil. | 3, 4 e 5 | 0 |
Triton 6 cil | 1, 2 e 4 | 0 |
RENAULT | Chaves para cima | Banco |
CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V | 2, 5 e 6 | 0 |
LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V | 3, 5 e 6 | 0 |
SANDERO/SYMBOL 1.6/16V | 1, 2, 3 e 4 | 0 |
LOGAN 1.6 (motor Nissan) | 1 e 5 | 0 |
MEGANE 1.6 / 16v | 4 e 5 | 0 |
Logan / Sandero ………………… 3 cil | 2 e 5 | 0 |
TOYOTA | Chaves para cima | Banco |
Etios 1.3 (sonda Lambda 0 – 1V) | 2 e 5 | 0 |
Etios 1.5 (até 2014 // sonda Lambda 0 – 1V) | 1 e 4 | 0 |
VW | Chaves para cima | Banco |
Kombi 1.4 | 1, 3, 4 | 0 |
Gol 1.8 | 2, 4 e 5 | 0 |
Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6 | 4, 5 e 6 | 0 |
Gol 1.0 / Voyage / Fox | Todas p/ baixo | 0 |
Up 1.0 / GOL 1.0 3 cilindros | 2 e 5 | 0 |
Virtus, Novo Polo, Saveiro 1.6 / 16V | 2 | 0 |
Jetta 2.0 2013 | 5 e 6 | 0 |
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