emulador de sonda

MASTER COMPACT 2

Emulador de Sonda Lambda

Diferente de outros produtos no mercado, o emulador Master Compact II permite você escolher verdadeiramente qual combustível usar.


Seja gasolina ou etanol, que esteja no tanque, ele simula o combustível líquido do seu carro, para que você tenha tranquilidade ao usar o GNV.


Duplo emulador de sonda Lambda 0-1V

Conheça mais detalhadamente:
■ O I-Flex MASTER COMPACT II é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos com tecnologia bicombustível convertidos para o GNV e que possuem sensor MAP e sensores de oxigênio de 0 – 1V.
■ Sua função é gerar uma simulação do sinal da sonda Lambda do veículo de tal forma que a central eletrônica do veículo mantenha a memorização dos parâmetros do combustível líquido que está no tanque.
■ Simula também o sinal do sensor Lambda pós-catalisador, possuindo no momento 4 tipos de simulação para esta sonda.
■ O I-Flex MASTER COMPACT II utiliza um microprocessador com um eficiente software que lhe permite não somente a identificação do combustível líquido (etanol ou gasolina) como também a correta simulação de acordo com as condições de funcionamento do motor e do combustível identificado.
■ Informar ao motorista através do Led Flex o tipo de combustível líquido identificado e a ser simulado.
■ Possibilita a troca de combustível identificado / simulado através de um simples toque no botão Flex.
■ Possui até o momento 4 tipos de simulação de sinal da sonda Lambda pós catalisador. RETIRAR
■ O I-Flex MASTER COMPACT II assim como seus antecessores também pode ser utilizado em veículos mono combustível, mas para isso algumas medições no combustível liquido devem ser realizadas. Consulte a Verptro.

Aplicação

■ Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos flex-fuel ou também mono combustível que possuam:
      – SENSOR MAP de 3 ou 4 fios.
      – Alimentação de 12V.
      – Sinal da sonda Lambda pre catalisador e pós catalisador de 0 a 1V.

 

■ Consulte a Verptro em caso de dúvida.

Vista fontal do módulo do produto

emulador de sonda lambda galaxy

■ CONECTOR DO PRODUTO (ver detalhe do chicote abaixo)
■ BOTÃO FLEX
      – No GNV: tem a função de fazer a troca forçada do combustível simulado que é indicado pelo LED FLEX.
      – No Líquido: tem a função de trocar o banco da simulação de sonda pós catalizador.

 

■ CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
      – As chaves 1 a 5 selecionam a motorização / veículo
      – A chave 6 em conjunto com o banco de simulação, permite a seleção do sinal de simulação da sonda pós catalisador. Ver detalhe na descrição de ajuste/calibração

 

■ LED FLEX:
      – Este LED pode acender em três cores e cada uma indica uma condição:
      . Apagado: Indica que o produto está na fase de aquecimento do motor.
      . Aceso Vermelho: Indica que o produto está na fase de identificação do combustível líquido.
      . Piscando Vermelho: indica que a rotação do motor está acima da marcha lenta.
      . Aceso Amarelo: indica que foi identificado o combustível líquido Gasolina.
      . Aceso Verde: indica que foi identificado o combustível líquido Etanol.

 

■ LED VERMELHO:
      – Indica o estado da mistura do combustível líquido.
      – Apagado indica mistura pobre.
      – Aceso indica mistura rica.

 

■ LED VERDE:
      – Indica que o produto está lendo o sinal dos bicos injetores. Só apaga quando o motor está em cutoff. Sempre deve piscar independentemente de estar no líquido ou no GNV.

 

■ LED AMARELO ( ao lado do LED VERDE)
      – Indica o estado do sinal simulado para a sonda pré catalisador.

 

■ LED AMARELO (não aparece no desenho)

      – Este LED está montado no fundo da placa do módulo eletrônico.
      – Só é visível quando pisca.
      – Este LED tem a função de indicar o banco de simulação a ser utilizado pela chave 6.
      – A seleção do banco é feito através do Botão Flex como descrito anteriormente.
      – A indicação do banco selecionado é feita da seguinte forma:
          . LED AMARELO APAGADO indica a seleção do banco 0 de simulação
          . LED AMARELO piscando uma vez a cada 2 segundos indica banco 1 de simulação.

Chicote do produto

emulador de sonda lambda master ii

Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes

■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.

Instalação

OBS: Para maiores detalhes veja o manual que acompanha o produto

 

■ Faça sempre a instalação com o motor desligado.

■ Identifique o sinal pulsante do bico injetor 1 e do bico injetor 4.

■ Identifique o fio de sinal do sensor MAP.

■ Identifique os fios de sinal do sensor de oxigênio pré e pós catalisador.

■ Faça a instalação conforme indicado no esquema abaixo:

Diagrama principal - Esquema 1

emulador de sonda lambda master ii

SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO NA ORDEM APRESENTADA

Atenção:

■ Não transferir o motor para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível líquido.
■ O I-Flex MASTER COMPACT II só identifica o combustível líquido quando o motor estiver funcionando no mesmo.
■ Ao se transferir o funcionamento do motor o I-Flex MASTER COMPACT II recupera o último combustível líquido identificado e passa a simulá-lo.
■ O combustível líquido pode ser etanol ou gasolina, mas não a mistura dos dois.

  

INSTRUÇÕES DE PROGRAMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AJUSTES

Instruções de programação das chaves

■ Selecione as chaves de 1 a 6 e o banco de simulação conforme a tabela de aplicação no final deste documento.

 

Processo de identificação do combustível líquido

■ Toda vez que o motor é ligado e mantido funcionando no combustível líquido o TRIUM MASTER irá executar este processo.
■ Durante a fase de identificação do combustível líquido não transfira o funcionamento do motor para o GNV.
■ Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível liquido então a master irá recuperar o último tipo de combustível identificado.
■ O Processo de identificação é dividido em 3 fases:
      – Aquecimento (LED FLEX APAGADO)
      – Identificando (LED FLEX aceso na cor VERMELHA)
      – Combustível identificado (LED FLEX na cor VERDE ou AMARELO ALARANJADO)
■ Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido
      – Esta é a fase de aquecimento do motor (dura aproximadamente 3 minutos)
      – Observe o quadro abaixo:

 

LED VERDE

Deve piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados

LED AMARELO (SIMULAÇÃO)

Neste momento este LED pisca de forma aleatória.

LED VERMELHO (SONDA PRÉ)

Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível

·        Aceso – mistura rica

·        Apagado – mistura pobre

LED FLEX

Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor.

LED AMARELO BANCO

Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado

·        Apagado – BANCO 0

·        Pisca 1 vez – BANCO 1

·        Pisca 2 vezes – BANCO 2

 

■ Aguarde o término da fase de aquecimento que é indicado quando o LED FLEX acender na cor vermelha.
      – Se este LED piscar na cor vermelha, isto indica que a rotação do motor está acima de 1000 RPM e a MASTER não entrará na fase de identificação de combustível.

 

■ Identificando o tipo de combustível líquido

      – O LED FLEX deve estar aceso na cor vermelha.
      – Se a rotação ultrapassar 1000 RPM o LED FLEX pisca na cor vermelha indicando que o processo de identificação foi momentaneamente interrompido.
      – Quando a rotação cair abaixo de 1000 RPM o LED FLEX volta a acender continuamente na cor vermelha e o processo de identificação é retomado.
      – Este processo demora entre 40 e 60 segundos (dependente da RPM do motor).

 

■ Combustível líquido identificado. Quando a  MASTER identifica o combustível líquido então o LED FLEX assume uma das cores abaixo:
      – ÁLCOOL – VERDE
      – GASOLINA – AMARELO ALARANJADO

 

■ Com o combustível líquido identificado e memorizado o motor já pode ser transferido para o GNV para a calibração do mesmo.

 

 

Ajuste do GNV

■ Transferir o funcionamento do motor para o GNV.
■ Ajustar a dosagem do GNV
■ De modo geral, em marcha lenta sem nenhuma carga ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso.

 

 

Uso diário

■ No uso diário não é necessário executar a identificação de combustível líquido.
■ Em locais muito frio recomendamos não deixar o motor em marcha lenta aquecendo no combustível líquido. Se quiser aquecer o motor usando o combustível líquido então recomendamos transferir o motor para o GNV e logo em seguida voltar para o combustível líquido pois assim a  MASTER irá recuperar o combustível memorizado e não efetuará uma identificação desnecessária.
■ Só é necessário executar a identificação no momento da instalação ou quando houver troca do tipo combustível líquido. Extremamente importante é que se houver troca de combustível líquido, o tanque deverá ser enchido totalmente com praticamente 100% do novo combustível. E após o abastecimento o veículo deverá rodar pelo menos 20Km (somente com o novo combustível, sem transferir para o GNV) para que a central do veículo se adapte. Após estes 20Km o motor deve ser desligado e após alguns minutos (*) religar no líquido e deixar o produto fazer a identificação.

 

(*) Alguns veículos permanecem com o sistema energizado por vários minutos após o motor ser desligado. Nesses casos deve-se aguardar o desligamento total para que a TRIUM MASTER possa executar a nova identificação de combustível. Em alguns veículos pode ser necessário trocar a programação das chaves portanto recomendamos que quando for efetuar a troca de combustível líquido isto seja feito em uma convertedora homologada.

 

 

GARANTIA

■ A VERPTRO garante o funcionamento deste produto para o fim ao qual ele foi projetado.
■ A garantia é de 12 meses a partir da venda do produto ao convertedor.
■ Qualquer defeito de fabricação neste produto somente implica à VERPTRO na troca do mesmo, não cabendo qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a quaisquer peças e partes.
■ A VERPTRO reserva a si o direito de executar alterações técnicas, no todo ou em partes, sempre que julgar necessário, portanto sempre que for necessária a troca de algum produto este poderá ser feito por um modelo equivalente e que fizer parte da linha de produtos na data da solicitação de garantia.

 

 

LISTA DE APLICAÇÃO MASTER COMPACT II

BANCO

Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo

0

APAGADO

1

PISCANDO UMA vez

2

PISCANDO DUAS vezes

 

CITRÖEN / PEUGEOT

Chaves para cima

Banco

C3 1.6 16V / 2009

3

0

Picasso 1.6  16V

3

0

307

3, 4

0

206 1.6  16V

3

0

206 / 1.4

2, 3

0

207 / 1.4 / 2009

2, 3

0

PICASSO 2.0  138CV (ñ FLEX)

x

0

 

CHERY

Chaves para cima

Banco

Celer  1.6 / 16V

Todas p/ baixo

0

 

FIAT / JEEP

Chaves para cima

Banco

Fiorino 1.3 (2008 ..)

2 e 5

0

Palio / Siena 1.0

1, 3

0

Palio / Siena 1.4 / Punto 1.4

5

0

Argo / Cronos / TORO / JEEP /

Doblo / Siena /Strada …………….   1.8 E.TorQ

4 e 5

0

Palio / Siena / Week 1.8

2

0

Palio 1.3 … 2005)

2,3,4,5

0

LINEA 1.9

1, 2, 3

0

Idea 1.4 (*)

1, 2 e 3

0

Idea / Siena / Palio  …..     1.6  E.Torq

1, 2 e 4

0

Nova Uno 1.4

2 e 4

0

Uno / Argo / Mobi  ….. 1.0  –  3 cilindros

5

0

Argo / Cronus 1.3 /

2

0

 

FORD

Chaves para cima

Banco

Fiesta 1.0 / 2007 …

1,2,3 e 4

0

Fiesta / EcoSport 1.6

1,2,3

0

EcoSport  / Focus 2.0

4 e 5

0

EcoSport ………………….  1.5 / 3 cilindros

3

0

New Fiesta 1.6 (com sensor MAP)

1 e 2

0

Ranger 2014  2.5  16V

3 e 5

0

Ka ………………………….. 1.0 / 3 cilindros

1,2,3,4

0

Ka 1.5

Todas p/ baixo

0

 

   

GM

Chaves para cima

Banco

Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E

1, 2

0

Corsa / Meriva 1.8

2

0

AGILE

2

0

Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010  1.4

5

0

Astra/Vectra/Zafira       2010 …

5, 6

0

Astra/Vectra/Zafira 2.0

1, 5

0

S10  2.4

1, 2, 4

0

S10 2015

1, 2 e 3

0

Prisma 1.4 ( Novo )

2

2

Sonic 1.6  16V

3

0

Spin 1.8 / Cobalt 1.8

2

1

Prisma 1.0 ( Novo ) / Onix 1.0

1 e 2

2

Cruze

4 e 5

0

     

HONDA

Chaves para cima

Banco

CITY / FIT FlexOne 2014/15 … (Sonda 0 – 1V)

1 e 4

0

 

HYUNDAI

Chaves para cima

Banco

HB-20 1.6

3 e 5

0

HB20  1.0   12V  3cil

3, 4 e 5

0

Tucson, i30  2.0 16V

2, 3 e 5

0

 

JAC

Chaves para cima

Banco

J6 2012 (só gasolina)

3

0

J3 1.4  16V

3

0

 

KIA

Chaves para cima

Banco

Soul 1.6 /  Cerato 1.6 16V

1

0

 Picanto 3 cil

3,4,5

0

Sportage 2.0 / 2016 …

5

0

 

MITSUBISH

Chaves para cima

Banco

TR4  2.0  16V  09…

3, 4 e 5

0

Triton 4 cil.

3, 4 e 5

0

Triton 6 cil

1, 2 e 4

0

 

RENAULT

Chaves para cima

Banco

CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V

2, 5 e 6

0

LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V

3, 5 e 6

0

SANDERO/SYMBOL 1.6/16V

1, 2, 3 e 4

0

LOGAN 1.6 (motor Nissan)

1 e 5

0

MEGANE 1.6 / 16v

4 e 5

0

Logan / Sandero  …………………    3 cil

2 e 5

0

 

TOYOTA

Chaves para cima

Banco

Etios 1.3 (sonda Lambda 0 – 1V)

2 e 5

0

Etios 1.5 (até 2014 // sonda Lambda 0 – 1V)

1 e 4

0

 

VW

Chaves para cima

Banco

Kombi 1.4

1, 3, 4

0

Gol 1.8

2, 4 e 5

0

Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6

4, 5 e 6

0

Gol 1.0 / Voyage / Fox

Todas p/ baixo

0

Up 1.0 / GOL 1.0  3 cilindros

2 e 5

0

Virtus, Novo Polo, Saveiro 1.6 / 16V

2

0

Jetta 2.0 2013

5 e 6

0

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