A caixa comutadora de combustível modelo LUMINA da VERPTRO é um produto com um conceito diferenciado, pois além das funções inerentes a uma caixa comutadora, ela possui também a possibilidade de indicar o tipo de combustível líquido presente no tanque de combustível (desde que esteja instalado o emulador de sonda lambda MASTER COMPACT II ). O produto é composto por dois módulos: Principal e Mostrador.
O Módulo Principal é preferencialmente instalado no compartimento do motor e tem várias funções tais como: controle de abertura do gás, leitura da pressão do gás, comutação de combustível e etc.
O Módulo Mostrador com suas reduzidas dimensões oferece várias possibilidades quanto ao local de sua fixação no painel do veículo. A função deste módulo é a de indicação da pressão do gás, do modo de funcionamento do motor e do aprendizado da RPM de transferência.
Outra característica importante deste produto é a sua facilidade de instalação, pois a comunicação entre o Módulo Principal e o Módulo Mostrador é feita por um único cabinho de bitola reduzida.
■ Este produto pode ser instalado na maioria dos veículos com sistema de injeção eletrônica.
■ O produto é composto de um módulo eletrônico principal, um chicote principal, um módulo eletrônico mostrador, um cabo de interligação e um manômetro.
Este chicote interliga o módulo eletrônico principal ao módulo mostrador.
■ Possui conectores idênticos em suas extremidades e os mesmos estão marcados com uma tinta branca em um dos seus lados.
■ Estas marcações servem para ajudar na conexão ao módulo mostrador. A inversão não danifica nem o módulo principal e nem o módulo mostrador. A inversão apenas faz com que os LEDS acendam ou pisquem de forma desordenada.
Os leds amostrados neste desenho são apenas para referência pois os mesmos só ficam visíveis
quando o produto está ligado.
■ Sob o desenho do cilindro de GNV estão os 5 LEDs indicadores de pressão.
■ Quatro LEDS de cor AZUL e um LED de cor vermelha (indicador de reserva).
■ Sob o desenho da bomba de combustível estão os dois LEDS indicadores de combustível líquido.
– Um LED de cor amarela (representando gasolina) e outro LED de cor verde (representando álcool).
■ O círculo entre os dois desenhos representa o botão de seleção de modo de funcionamento.
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica (não inclusa) para evitar a soltura do guarda pó.
■ O módulo eletrônico mostrador deve ser fixado sob o painel de instrumentos do veículo ou em local de fácil acesso e visualização do condutor.
■ O cabo de interligação deve ser transpassado do compartimento do motor para próximo do módulo mostrador. As recomendações de cuidados com o cabo de interligação são as mesmas do cabo principal.
( ATENÇÃO: O fio preto do manômetro deve ser aterrado no mesmo local do fio preto do chicote.)
Modo de uso
■ Utilizando somente o combustível líquido:
– Ligue o motor do veículo e pressione o botão no Módulo Mostrador de forma que os LEDS indicadores de pressão do gás se apaguem.
– Somente os LEDS indicadores de combustível líquido acendem (* ver observação no final do manual)
– Neste modo de operação o motor funcionará somente no combustível líquido.
■ Modo de transferência automática para o GNV
– Ligue o motor do veículo e pressione o botão no Módulo Mostrador de forma que tanto os LEDS indicadores de pressão do GNV como o(s) LED(s) indicador(es) do combustível líquido acendam.
– Aumente a RPM até que ocorra a transferência para o GNV quando então os LEDS de líquido se apagam.
■ Partida de emergência no GNV
– Com a ignição desligada pressione e mantenha pressionado o botão no Módulo Mostrador.
– Ligue a ignição (sem dar partida no motor) e aguarde a indicação de pressão de GNV acender.
– Solte o botão e dê partida no motor.
Programando a RPM de transferência
■ Coloque o JUMPER no local que é indicado no desenho de instalação a seguir.
■ Ligue o motor e deixe-o funcionando no combustível líquido.
■ Acelere o motor até atingir a RPM que se deseja programar.
■ Pressione o botão no Módulo Mostrador até que os dois LEDS AZUIS centrais acendam. (soltar o botão e manter a RPM)
■ Quando os dois LEDS AZUIS externos começarem a piscar é porque a RPM já foi programada.
Indicação do tipo de combustível líquido
■ Quando o emulador de sonda MASTER COMPACT II ou o emulador GALAXY ou o gerenciador de fluxo CFG-MASTER estiver instalado no veículo, é possível interliga-lo com a LUMINA para que este indique o tipo de combustível líquido detectado pelo emulador de sonda ou pelo gerenciador citados anteriormente.
■ O processo abaixo cita apenas a MASTER COMPACT II mas o mesmo procedimento se aplica ao emulador de sonda GALAXY e ao Gerenciador de Fluxo CFG-MASTER.
Interligação com a Master Compact II
– Ligue os cabinhos de cor Amarela/Vermelha e Branco/Vermelho da MASTER COMPACT II nos cabinhos de mesma cor do chicote do Módulo Principal.
Deixando a MASTER COMPACT II identificar o combustível líquido
■ Ligue o motor do veículo no combustível líquido.
– Se algum LED indicador de pressão estiver aceso então pressione o botão do Módulo Mostrador para que eles se apaguem.
■ Somente os LEDS de cor VERDE e o de cor AMARELA (sob o desenho da bomba de combustível) devem estar acesos.
■ Quando a MASTER COMPACT II entrar no seu processo de detecção do tipo de combustível líquido então os LEDS VERDE e AMARELO irão piscar alternadamente.
– Se o motor estiver acima da marcha lenta os dois LEDS voltam a acender continuamente indicando que a MASTER COMPACT II interrompeu momentaneamente a detecção do combustível líquido.
■ Quando a MASTER COMPACT II identificar o combustível líquido então somente o LED VERDE (ALCOOL) ou o LED AMARELO (GASOLINA) permanecerá aceso continuamente.
■ Ao transferir o funcionamento para o combustível líquido, o LED VERDE e/ou o LED AMARELO apagam.
Se a MASTER COMPACT II não estiver instalada então os LEDS AMARELO e VERDE sempre irão acender quando o motor estiver funcionando no combustível líquido.
Av. de Santa Cruz, 8176 – Senador Camará, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21830-009
21 2404-1189