EVOLUTION
Emulador de Sonda Lambda
Duplo Emulador de sonda Lambda 0-1V.
■ O ESL I-flex Evolution é um produto que simula o sinal de dois sensores de oxigênio, um para sonda pré catalisador e outro para sonda pós catalisador, baseando-se no tempo de injeção aprendido e conforme o tipo de combustível líquido selecionado.
■ Ele utiliza um micro-processador que trabalha em alta velocidade, portanto extremamente capaz para processar as tarefas de detecção e aprendizado do tempo de injeção, detecção cut-off em desaceleração e geração das simulações conforme combustível selecionado.
■ Esta simulação do sinal da sonda Lambda se faz necessária, em alguns veículos, para que a central eletrônica do veículo não altere o funcionamento do motor quando o mesmo estiver utilizando o combustível líquido e nem indique falha de funcionamento quando estiver funcionando com GNV.
■ Este produto pode ser aplicado em muitos veículos nacionais e importados e que possuam:
– Alimentação de 12V
– Sinal da sonda Lambda de 0 a 1V.
■ Consulte a Verptro em caso de dúvida.
■ Para veículos com tecnologia Flex-fuel sugerimos utilizar o ESL MASTER COMPACT II que possui recursos muito maiores para uma perfeita simulação de forma a atender a maior tecnologia destes motores.
■ Led Verde – indica que o sinal pulso de injeção está presente
■ Led Vermelho – indica o estado da sonda Lambda do veículo
■ Botão de aprendizado – como o próprio nome indica é o responsável de iniciar o processo de aprendizado do tempo de injeção.
■ Chave 1 – é a chave de seleção do modo de operação do circuito simulador.
■ Chave 2 – é uma chave de bloqueio de aprendizado.
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
■ Identificar o fio de sinal do pulsante de um bico injetor.
■ Identificar o fio de sinal (0 – 1V) do sensor de oxigênio pré-catalisador e o do pós-catalisador.
■ Instale o produto conforme esquema abaixo:
AJUSTE / CALIBRAÇÃO
■ Chave 1
– Programa o circuito simulador de forma a trabalhar mais adequadamente ao combustível líquido.
Chave 1 | Combustível |
Cima | mais indicado para Gasolina |
Baixo | mais indicado para Etanol |
■ Programe a chave 2
– Habilitar ou desabilitar o aprendizado do tempo de injeção.
Chave 2 | Aprendizado |
Cima | Desabilitado |
Baixo | Habilitado |
■ Ligar o motor e deixa-lo funcionando no combustível líquido até que o mesmo esteja aquecido.
– ATENÇÃO: o motor deverá estar funcionando corretamente no combustível líquido.
– Não deve haver nenhuma avaria gravada na central do veículo.
■ Enquanto o motor aquece faça as seguintes verificações:
– O LED VERDE deve piscar e sua frequência varia conforme a rotação do motor.
– O LED VERMELHO indica o sinal do sensor de oxigênio. Este LED deve sempre piscar. Caso contrário, isso pode indicar algum mau funcionamento da central com relação ao controle de injeção de combustível líquido.
. Apagado – indica mistura pobre
. Aceso – indica mistura rica.
■ Pressione o Botão para iniciar o processo de aprendizado do tempo de injeção
. Ao iniciar o aprendizado o LED VERDE apaga. Quando voltar a pisca, é indicativo que o tempo de injeção de combustível líquido foi memorizado.
■ Desabilitar o aprendizado.
. Coloque a chave 2 para cima para evitar aprendizados indevidos.
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