GALAXY
Emulador de Sonda Lambda
Duplo emulador de sonda Lambda 0-1V.
■ O I-Flex GALAXY é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos com tecnologia bicombustível convertidos para o GNV e que possuem sensor MAF e sensores de oxigênio de 0 – 1V.
■ Sua função é gerar uma simulação do sinal da sonda Lambda do veículo de tal forma que a central eletrônica do veículo mantenha a memorização dos parâmetros do combustível líquido que está no tanque.
■ Simula também o sinal do sensor Lambda pós-catalisador.
■ O I-Flex GALAXY utiliza um microprocessador com um eficiente software que lhe permite não somente a identificação do combustível líquido (etanol ou gasolina) como também a correta simulação de acordo com as condições de funcionamento do motor e do combustível identificado.
■ Informa ao motorista através do Led Flex o tipo de combustível líquido identificado e a ser simulado.
■ Possibilita a troca de combustível identificado / simulado através de um simples toque no botão Flex.
■ Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos Flex-Fuel ou também mono combustível que possuam:
– SENSOR MAF (com sinal 0 – 5V).
– Alimentação de 12V.
– Sinal da sonda Lambda pré catalisador e pós catalisador de 0 a 1V.
■ Consulte a Verptro em caso de dúvida.
■ CONECTOR DO PRODUTO (ver detalhe do chicote abaixo)
■ BOTÃO FLEX
– No GNV: tem a função de fazer a troca forçada do combustível simulado que é indicado pelo LED FLEX.
■ CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
– As chaves 1 a 5 selecionam a motorização / veículo
– A chave 6 em conjunto com o banco de simulação, permite a seleção do sinal de simulação da sonda pós catalisador. Ver detalhe na descrição de ajuste/calibração.
■ LED FLEX:
– Este LED pode acender em três cores e cada uma indica uma condição:
. Apagado: Indica que o produto está na fase de aquecimento do motor.
. Aceso Vermelho: Indica que o produto está na fase de identificação do combustível líquido.
. Piscando Vermelho: indica que a rotação do motor está acima da marcha lenta.
. Aceso Amarelo: indica que foi identificado o combustível líquido Gasolina.
. Aceso Verde: indica que foi identificado o combustível líquido Etanol.
■ LED VERMELHO:
– Indica o estado da mistura do combustível líquido.
– Apagado indica mistura pobre.
– Aceso indica mistura rica.
■ LED VERDE:
– Indica que o produto está lendo o sinal dos bicos injetores. Só apaga quando o motor está em cutoff. Sempre deve piscar independentemente de estar no líquido ou no GNV.
■ LED AMARELO ( ao lado do LED VERDE)
– Indica o estado do sinal simulado para a sonda pré catalisador.
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
OBS: Para maiores detalhes veja o manual que acompanha o produto
■ Faça sempre a instalação com o motor desligado.
■ Identifique o sinal pulsante do bico injetor 1 e do bico injetor 4.
■ Identifique o fio de sinal do sensor MAP.
■ Identifique os fios de sinal do sensor de oxigênio pré e pós catalisador.
■ Faça a instalação conforme indicado no esquema abaixo:
SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO NA ORDEM APRESENTADA
Atenção:
■ Não transferir o motor para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível líquido.
■ O I-Flex GALAXY só identifica o combustível líquido quando o motor estiver funcionando no mesmo.
■ Ao se transferir o funcionamento do motor o I-Flex GALAXY recupera o último combustível líquido identificado e passa a simulá-lo.
■ O combustível líquido pode ser etanol ou gasolina, mas não a mistura dos dois.
INSTRUÇÕES DE PROGRAMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AJUSTES
Instruções de programação das chaves
■ Selecione as chaves de 1 a 6 e o banco de simulação conforme a tabela de aplicação no final deste documento.
Processo de identificação do combustível líquido
■ Toda vez que o motor é ligado e mantido funcionando no combustível líquido o TRIUM MASTER irá executar este processo.
■ Durante a fase de identificação do combustível líquido não transfira o funcionamento do motor para o GNV.
■ Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível liquido então a master irá recuperar o último tipo de combustível identificado.
■ O Processo de identificação é dividido em 3 fases:
– Aquecimento (LED FLEX APAGADO)
– Identificando (LED FLEX aceso na cor VERMELHA)
– Combustível identificado (LED FLEX na cor VERDE ou AMARELO ALARANJADO)
■ Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido
– Esta é a fase de aquecimento do motor (dura aproximadamente 3 minutos)
– Observe o quadro abaixo:
LED VERDE | Deve piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados |
LED AMARELO (SIMULAÇÃO) | Neste momento este LED pisca de forma aleatória. |
LED VERMELHO (SONDA PRÉ) | Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível · Aceso – mistura rica · Apagado – mistura pobre |
LED FLEX | Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor. |
LED AMARELO BANCO | Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado · Apagado – BANCO 0 · Pisca 1 vez – BANCO 1 · Pisca 2 vezes – BANCO 2 |
■ Aguarde o término da fase de aquecimento que é indicado quando o LED FLEX acender na cor vermelha.
– Se este LED piscar na cor vermelha, isto indica que a rotação do motor está acima de 1000 RPM e a MASTER não entrará na fase de identificação de combustível.
■ Identificando o tipo de combustível líquido
– O LED FLEX deve estar aceso na cor vermelha.
– Se a rotação ultrapassar 1000 RPM o LED FLEX pisca na cor vermelha indicando que o processo de identificação foi momentaneamente interrompido.
– Quando a rotação cair abaixo de 1000 RPM o LED FLEX volta a acender continuamente na cor vermelha e o processo de identificação é retomado.
– Este processo demora entre 40 e 60 segundos (dependente da RPM do motor).
■ Combustível líquido identificado. Quando a MASTER identifica o combustível líquido então o LED FLEX assume uma das cores abaixo:
– ÁLCOOL – VERDE
– GASOLINA – AMARELO ALARANJADO
■ Com o combustível líquido identificado e memorizado o motor já pode ser transferido para o GNV para a calibração do mesmo.
Ajuste do GNV
■ Transferir o funcionamento do motor para o GNV.
■ Ajustar a dosagem do GNV
■ De modo geral, em marcha lenta sem nenhuma carga ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso.
Uso diário
■ No uso diário não é necessário executar a identificação de combustível líquido.
■ Em locais muito frio recomendamos não deixar o motor em marcha lenta aquecendo no combustível líquido. Se quiser aquecer o motor usando o combustível líquido então recomendamos transferir o motor para o GNV e logo em seguida voltar para o combustível líquido pois assim a GALAXY irá recuperar o combustível memorizado e não efetuará uma identificação desnecessária.
■ Só é necessário executar a identificação no momento da instalação ou quando houver troca do tipo combustível líquido. Extremamente importante é que se houver troca de combustível líquido, o tanque deverá ser enchido totalmente com praticamente 100% do novo combustível. E após o abastecimento o veículo deverá rodar pelo menos 20Km (somente com o novo combustível, sem transferir para o GNV) para que a central do veículo se adapte. Após estes 20Km o motor deve ser desligado e após alguns minutos (*) religar no líquido e deixar o produto fazer a identificação.
(*) Alguns veículos permanecem com o sistema energizado por vários minutos após o motor ser desligado. Nesses casos deve-se aguardar o desligamento total para que a GALAXY possa executar a nova identificação de combustível. Em alguns veículos pode ser necessário trocar a programação das chaves portanto recomendamos que quando for efetuar a troca de combustível líquido isto seja feito em uma convertedora homologada.
GARANTIA
■ A VERPTRO garante o funcionamento deste produto para o fim ao qual ele foi projetado.
■ A garantia é de 12 meses a partir da venda do produto ao convertedor.
■ Qualquer defeito de fabricação neste produto somente implica à VERPTRO na troca do mesmo, não cabendo qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a quaisquer peças e partes.
■ A VERPTRO reserva a si o direito de executar alterações técnicas, no todo ou em partes, sempre que julgar necessário, portanto sempre que for necessária a troca de algum produto este poderá ser feito por um modelo equivalente e que fizer parte da linha de produtos na data da solicitação de garantia.
LISTA DE APLICAÇÃO
BANCO | Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo |
0 | APAGADO |
1 | PISCANDO UMA vez |
2 | PISCANDO DUAS vezes |
Montadora / Veículo | Chaves para cima | Banco |
Toyota Corolla (até 2013) (sonda Lambda 0-1V) | Todas p/ baixo | 0 |
Livina 1.8 / 16V | 1,2 | 0 |
Versa 1.0 3cil | 2 e 3 | 0 |
Kicks / Versa 1.6 16V | 1 | 0 |
Sentra (sonda Lambda 0-1V) | 2,3 | 0 |
Av. de Santa Cruz, 8176 – Senador Camará, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21830-009
21 2404-1189