CONJUGADO 3 EM 1 TRIUM MASTER
Emulador MASTER COMPACT II + Variador de Avanço MA-HT + Emulador VERSIM4
■ O TRIUM MASTER é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos 3 ou 4 cilindros flexfuel ou não, com injeção de combustível convencional, convertidos para o GNV.
■ Este produto é um conjugado 3 em 1 que inclui num só produto as funções de Emulador de Sonda Lambda, Emulador de bicos injetores e variador de avanço via sensor MAP.
■ O TRIUM MASTER possui similaridade funcional com os 3 produtos da Verptro descritos abaixo:
• Emulador de Sonda MASTER COMPACT II
– Duplo emulador de sonda Lambda 0 – 1V.
– Identificação do combustível líquido.
– Simulação do combustível líquido identificado.
– Oferece a indicação do combustível identificado.
– Possibilita a troca força do combustível identificado.
– Possui até 6 simulações de sinal para o sensor de oxigênio pós-catalisador.
• Emulador de Bicos Injetores VERSIM 4
– Desliga o funcionamento dos bicos injetores de combustível líquido
– Simula os 4 bicos injetores
– Possui tempo de sobreposição de combustíveis.
– Chicote com conectores do tipo Bosch.
• Variador de avanço MA-HT
– Remodela o sinal do sensor MAP do veículo de modo a fazer com que a central eletrônica do veículo altere o avanço de ignição.
■ O conector deste produto possui 20 pinos e, portanto, não é intercambiável com os produtos conjugados dentro dele.
■ Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos nacionais e importados que possuem:
– Sensor MAP e/ou MAF.
– 4 Bicos injetores com resistência da bobina do injetor entre 11 e 16 Ohms.
– 3 bicos injetores, idem.
– Sensor de Oxigênio pré-catalisador 0 – 1V e com/sem sensor de Oxigênio pós-catalisador.
1 – LED VERDE – MA-HT
■ Indicador de variador de avanço ativo
– Aceso – Variador está manipulando o sinal.
– Apagado – O sinal do sensor MAP segue para a central do veículo sem nenhuma manipulação.
2 – CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
■ CHAVES 1 a 5 – seleciona a motorização do veículo (ver tabela de aplicação).
■ CHAVE 6 – seleção do tipo de simulação sonda pôs catalisador (ver tabela de aplicação).
■ CHAVE 7 – Seleção do tempo de sobreposição.
■ CHAVE 8 – Seleção do simulador de sonda MASTER COMPACT II ou GALAXY.
3 – BOTÃO DE PROGRAMAÇÃO
Este botão tem duas funções:
■ No combustível líquido
– Seleciona o banco de simulação da sonda pós catalisador.
– Para alterar o banco basta pressiona-lo.
– Cada vez que ele é pressionado passa para o banco seguinte.
– No momento existem 3 bancos
. Apagado – banco 0.
. Pisca 1 – Banco 1 (pisca uma vez a cada dois segundos).
. Pisca 2 – Banco 2 (pisca duas vezes a cada dois segundos).
■ No GNV
– Faz a troca forçada do combustível líquido identificado a ser simulado.
– Cada vez que este botão é pressionado o produto troca o tipo de combustível a ser simulado para a sonda pré catalisador.
4 – LED AMARELO – INDICADOR DO BANCO SELECIONADO
■ Indica o banco de simulação da sonda pós catalisador
– Aceso – Está sendo simulada mistura rica.
– Apagado – Está sendo simulada mistura pobre.
5 – LED FLEX
■ Possui 3 funções:
– Quando APAGADO indica que o produto está no processo de espera de aquecimento do motor.
– Quando aceso na cor VERMELHA indica que o produto está na fase de identificação de combustível.
– Indicar o tipo de combustível líquido identificado:
. VERDE – Álcool.
. AMARELO (alaranjado) – Gasolina.
6 – TRIMPOT MAHT
■ Ajustador do variador de avanço MA-HT.
7 – LED VERMELHO – SONDA PRÉ CATALISADOR
■ Indica o estado da mistura (sonda pré catalisador):
– Aceso – Mistura rica.
– Apagado – Mistura pobre.
8 – LED AMARELO – SINAL SIMULADO
■ Indica o estado do sinal simulado para a sonda pré-catalisador
– Aceso – Simulando mistura rica.
– Apagado – Simulando mistura pobre.
9 – LED VERDE – PULSANTE BICO 3 ou 4
■ Pulsa quando ocorre um pulso de injeção.
10 – LED VERDE – PULSANTE BICO 1 OU 2
■ Pulsa quando ocorre um pulso de injeção.
11 – CONECTOR
■ Ver quadro abaixo do chicote do produto onde são indicados os pinos e as suas respectivas cores dos fios.
■ Ver quadro abaixo do chicote do produto onde são indicados os pinos e as suas respectivas cores dos fios.
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas.
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
Observações iniciais
■ Faça sempre a instalação com o motor desligado. Alguns veículos continuam com o sistema energizado por alguns minutos após o desligamento do motor.
■ É importante aguardar todo o sistema elétrico do motor ser desligado.
■ Retire o fusível do fio vermelho do chicote do produto.
■ Veja os esquemas de ligação que vem logo após esse descritivo.
Breve sequência de interligação dos fios do chicote do produto
■ Ligue o fio de cor preta no borne negativo da bateria.
■ Identifique o fio de sinal do sensor MAP/MAF e interligue os fios de cor Rosa e Rosa/Preto.
■ Identifique o fio de sinal do sensor de oxigênio pré-catalisador e ligue os fios de cor verde e o de cor amarela.
■ Identifique o fio de sinal do sensor de oxigênio pós-catalisador e ligue os fios de cor verde/preta e o de cor amarela/vermelha.
■ Ligue o fio de cor azul ao positivo do solenoide do redutor de pressão.
■ Caso vá fazer a conexão da TRIUM MASTER com a caixa comutadora LUMINA da Verptro então interligue os fios (de 15cm) de cor amarela/vermelha e branco/vermelha aos fios dessas mesmas cores da caixa comutadora Lumina.
■ Interligue o chicote dos bicos injetores.
– Para veículos com conectores diferentes do tipo “BOSCH” e/ou veículos de 3 cilindros veja o esquema de ligação após o esquema principal.
■ Ligue o fio de cor vermelha ao borne positivo da bateria.
■ Recoloque o fusível (NUNCA ELIMINE ESTE FUSÍVEL).
INSTRUÇÕES DE PROGRAMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AJUSTES
Instruções de programação das chaves
■ Selecione as chaves de 1 a 6 e o banco de simulação conforme a tabela de aplicação no final deste documento.
■ Programe a chave 7:
– Para baixo è Tempo de sobreposição de combustíveis baixo.
– Para cima è Tempo de sobreposição de combustíveis alto.
■ Programe a chave 8 conforme o sensor do motor
– Sensor MAP è Chave 8 para baixo
– Sensor MAF è Chave 8 para cima
■ Pré ajuste o TRIMPOT do MA-HT para posição de 8 hs.
Processo de identificação do combustível líquido
■ Toda vez que o motor é ligado e mantido funcionando no combustível líquido o TRIUM MASTER irá executar este processo.
■ Durante a fase de identificação do combustível líquido não transfira o funcionamento do motor para o GNV.
■ Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível liquido então a TRIUM irá recuperar o último tipo de combustível identificado.
■ O Processo de identificação é dividido em 3 fases:
– Aquecimento (LED FLEX APAGADO).
– Identificando (LED FLEX aceso na cor VERMELHA).
– Combustível identificado (LED FLEX na cor VERDE ou AMARELO ALARANJADO).
■ Coloque o fusível do fio vermelho (este passo só é válido na instalação)
– Observe que os todos os LEDS piscam (exceto o LED VERDE MA-HT)
■ Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido
– Esta é a fase de aquecimento do motor (dura aproximadamente 3 minutos)
– Observe o quadro abaixo:
LEDS VERDES (Pulsantes) | Devem piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados |
LED AMARELO (SIMULAÇÃO) | Neste momento este LED pisca de forma aleatória. |
LED VERMELHO (SONDA PRÉ) | Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível · Aceso – mistura rica · Apagado – mistura pobre |
LED VERDE MA-HT | APAGADO |
LED FLEX | Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor. |
LED AMARELO BANCO | Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado · Apagado – BANCO 0 · Pisca 1 vez – BANCO 1 · Pisca 2 vezes – BANCO 2 |
■ Aguarde o término da fase de aquecimento que é indicado quando o LED FLEX acender na cor vermelha.
– Se este LED piscar na cor vermelha, isto indica que a rotação do motor está acima de 1000 RPM e a TRIUM MASTER não entrará na fase de identificação de combustível.
■ Identificando o tipo de combustível líquido.
– O LED FLEX deve estar aceso na cor vermelha.
– Se a rotação ultrapassar 1000 RPM o LED FLEX pisca na cor vermelha indicando que o processo de identificação foi momentaneamente interrompido.
– Quando a rotação cair abaixo de 1000 RPM o LED FLEX volta a acender continuamente na cor vermelha e o processo de identificação é retomado.
– Este processo demora entre 40 e 60 segundos (dependente da RPM do motor).
■ Combustível líquido identificado. Quando o TRIUM MASTER identifica o combustível líquido então o LED FLEX assume uma das cores abaixo:
– ÁLCOOL – VERDE.
– GASOLINA – AMARELO ALARANJADO.
■ Com o combustível líquido identificado e memorizado o motor já pode ser transferido para o GNV para a calibração do mesmo.
Ajuste do GNV
■ Transferir o funcionamento do motor para o GNV.
■ Ajustar a dosagem do GNV.
■ De modo geral, em marcha lenta sem nenhuma carga. ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso.
Ajuste do variador de avanço MA-HT
■ Ligar o ar condicionado na máxima refrigeração e também o farol alto.
■ Girar o Trimpot no sentido horário até o LED VERDE MA-HT acender.
■ Girar o Trimpot no sentido contrário até o LED VERDE MAHT apagar.
Uso diário
■ No uso diário não é necessário executar a identificação de combustível líquido.
■ Em locais muito frio recomendamos não deixar o motor em marcha lenta aquecendo no combustível líquido. Se quiser aquecer o motor usando o combustível líquido então recomendamos transferir o motor para o GNV e logo em seguida voltar para o combustível líquido pois assim a TRIUM MASTER irá recuperar o combustível memorizado e não efetuará uma identificação desnecessária.
■ Só é necessário executar a identificação no momento da instalação ou quando houver troca do tipo combustível líquido. Extremamente importante é que se houver troca de combustível líquido, o tanque deverá ser enchido totalmente com praticamente 100% do novo combustível. E após o abastecimento o veículo deverá rodar pelo menos 20Km (somente com o novo combustível, sem transferir para o GNV) para que a central do veículo se adapte. Após estes 20Km o motor deve ser desligado e após alguns minutos (*) religar no líquido e deixar o produto fazer a identificação.
(*) Alguns veículos permanecem com o sistema energizado por vários minutos após o motor ser desligado. Nesses casos deve-se aguardar o desligamento total para que a TRIUM MASTER possa executar a nova identificação de combustível. Em alguns veículos pode ser necessário trocar a programação das chaves portanto recomendamos que quando for efetuar a troca de combustível líquido isto seja feito em uma convertedora homologada.
GARANTIA
■ A VERPTRO garante o funcionamento deste produto para o fim ao qual ele foi projetado.
■ A garantia é de 12 meses a partir da venda do produto ao convertedor.
■ Qualquer defeito de fabricação neste produto somente implica à VERPTRO na troca do mesmo, não cabendo qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a quaisquer peças e partes.
■ A VERPTRO reserva a si o direito de executar alterações técnicas, no todo ou em partes, sempre que julgar necessário, portanto sempre que for necessária a troca de algum produto este poderá ser feito por um modelo equivalente e que fizer parte da linha de produtos na data da solicitação de garantia.
LISTA DE APLICAÇÃO MASTER COMPACT II
Chaves 8 para baixo
BANCO | Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo |
0 | APAGADO |
1 | PISCANDO UMA vez |
2 | PISCANDO DUAS vezes |
CITRÖEN / PEUGEOT | Chaves para cima | Banco |
C3 1.6 16V / 2009 | 3 | 0 |
Picasso 1.6 16V | 3 | 0 |
307 | 3, 4 | 0 |
206 1.6 16V | 3 | 0 |
206 / 1.4 | 2, 3 | 0 |
207 / 1.4 / 2009 | 2, 3 | 0 |
PICASSO 2.0 138CV (ñ FLEX) | x | 0 |
CHERY | Chaves para cima | Banco |
Celer 1.6 / 16V | Todas p/ baixo | 0 |
FIAT / JEEP | Chaves para cima | Banco |
Fiorino 1.3 (2008 ..) | 2 e 5 | 0 |
Palio / Siena 1.0 | 1, 3 | 0 |
Palio / Siena 1.4 / Punto 1.4 | 5 | 0 |
Argo / Cronos / TORO / JEEP / Doblo / Siena /Strada ……………. 1.8 E.TorQ | 4 e 5 | 0 |
Palio / Siena / Week 1.8 | 2 | 0 |
Palio 1.3 … 2005) | 2,3,4,5 | 0 |
LINEA 1.9 | 1, 2, 3 | 0 |
Idea 1.4 (*) | 1, 2 e 3 | 0 |
Idea / Siena / Palio ….. 1.6 E.Torq | 1, 2 e 4 | 0 |
Nova Uno 1.4 | 2 e 4 | 0 |
Uno / Argo / Mobi ….. 1.0 – 3 cilindros | 5 | 0 |
Argo / Cronus 1.3 / | 2 | 0 |
FORD | Chaves para cima | Banco |
Fiesta 1.0 / 2007 … | 1,2,3 e 4 | 0 |
Fiesta / EcoSport 1.6 | 1,2,3 | 0 |
EcoSport / Focus 2.0 | 4 e 5 | 0 |
EcoSport …………………. 1.5 / 3 cilindros | 3 | 0 |
New Fiesta 1.6 (com sensor MAP) | 1 e 2 | 0 |
Ranger 2014 2.5 16V | 3 e 5 | 0 |
Ka ………………………….. 1.0 / 3 cilindros | 1,2,3,4 | 0 |
Ka 1.5 | Todas p/ baixo | 0 |
GM | Chaves para cima | Banco |
Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E | 1, 2 | 0 |
Corsa / Meriva 1.8 | 2 | 0 |
AGILE | 2 | 0 |
Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010 1.4 | 5 | 0 |
Astra/Vectra/Zafira 2010 … | 5, 6 | 0 |
Astra/Vectra/Zafira 2.0 | 1, 5 | 0 |
S10 2.4 | 1, 2, 4 | 0 |
S10 2015 | 1, 2 e 3 | 0 |
Prisma 1.4 ( Novo ) | 2 | 2 |
Sonic 1.6 16V | 3 | 0 |
Spin 1.8 / Cobalt 1.8 | 2 | 1 |
Prisma 1.0 ( Novo ) / Onix 1.0 | 1 e 2 | 2 |
Cruze | 4 e 5 | 0 |
HONDA | Chaves para cima | Banco |
CITY / FIT FlexOne 2014/15 … (Sonda 0 – 1V) | 1 e 4 | 0 |
HYUNDAI | Chaves para cima | Banco |
HB-20 1.6 | 3 e 5 | 0 |
HB20 1.0 12V 3cil | 3, 4 e 5 | 0 |
Tucson, i30 2.0 16V | 2, 3 e 5 | 0 |
JAC | Chaves para cima | Banco |
J6 2012 (só gasolina) | 3 | 0 |
J3 1.4 16V | 3 | 0 |
KIA | Chaves para cima | Banco |
Soul 1.6 / Cerato 1.6 16V | 1 | 0 |
Picanto 3 cil | 3,4,5 | 0 |
Sportage 2.0 / 2016 … | 5 | 0 |
MITSUBISH | Chaves para cima | Banco |
TR4 2.0 16V 09… | 3, 4 e 5 | 0 |
Triton 4 cil. | 3, 4 e 5 | 0 |
Triton 6 cil | 1, 2 e 4 | 0 |
RENAULT | Chaves para cima | Banco |
CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V | 2, 5 e 6 | 0 |
LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V | 3, 5 e 6 | 0 |
SANDERO/SYMBOL 1.6/16V | 1, 2, 3 e 4 | 0 |
LOGAN 1.6 (motor Nissan) | 1 e 5 | 0 |
MEGANE 1.6 / 16v | 4 e 5 | 0 |
Logan / Sandero ………………… 3 cil | 2 e 5 | 0 |
TOYOTA | Chaves para cima | Banco |
Etios 1.3 (sonda Lambda 0 – 1V) | 2 e 5 | 0 |
Etios 1.5 (até 2014 // sonda Lambda 0 – 1V) | 1 e 4 | 0 |
VW | Chaves para cima | Banco |
Kombi 1.4 | 1, 3, 4 | 0 |
Gol 1.8 | 2, 4 e 5 | 0 |
Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6 | 4, 5 e 6 | 0 |
Gol 1.0 / Voyage / Fox | Todas p/ baixo | 0 |
Up 1.0 / GOL 1.0 3 cilindros | 2 e 5 | 0 |
Virtus, Novo Polo, Saveiro 1.6 / 16V | 2 | 0 |
Jetta 2.0 2013 | 5 e 6 | 0 |
Lista de aplicação para o simulador GALAXY
(chave 8 para cima)
MONTADORA / VEÍCULO | Chaves para cima | Banco |
Toyota Corolla (até 2013) (sonda Lambda 0-1V) | Todas p/ baixo | 0 |
Livina 1.8 / 16V | 1,2 | 0 |
Versa 1.0 3cil | 2 e 3 | 0 |
Kicks / Versa 1.6 16V | 1 | 0 |
Sentra (sonda Lambda 0-1V) | 2,3 | 0 |
Av. de Santa Cruz, 8176 – Senador Camará, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21830-009
21 2404-1189