CFG MASTER
Gerenciador de Fluxo de Gás
O CFG-MASTER é um dispositivo eletrônico, micro processado, aplicável em veículos convertidos para o GNV e que reúne num só produto um módulo controlador de fluxo de gás (CFG) e um módulo emulador de sonda lambda MASTER COMPACT.
O módulo controlador permite que o motor obtenha um alto desempenho quando funcionando com GNV aliada à manutenção da correta relação ar/combustível Ele oferece também a possibilidade da seleção entre quatro níveis de cutoff.
O módulo emulador de sonda MASTER oferece a consagrada capacidade de identificar o combustível líquido em uso e com isto executar a perfeita simulação do sensor de oxigênio pré-catalisador.
Também está incluído um segundo simulador para o sensor de oxigênio pós-catalisador. A calibração e/ou programação dos dois módulos é feita facilmente através de micro chaves no próprio produto.
Este produto é aplicável na maioria dos veículos nacionais e importados, com tecnologia Flex-Fuel ou não, que possuam sensor MAP / MAF / TPS (sinal 0-5V) ou TPS (0-5V) e sensor de oxigênio 0-1V. Em veículos com acelerador eletrônico recomendamos a utilização do sinal do sensor MAP.
■ Módulo eletrônico
■ Motor de passo com flange
■ Chicote de ligação
■ Caixinha do LED FLEX
■ Botão Flex
■ Manual de instalação e calibração.
Antes de executar instalação do produto recomendamos a leitura de todo o manual assim como o atendimento dos itens a seguir:
■ Escolha um local para a instalação do módulo eletrônico e do seu chicote de forma que fiquem longe de partes quentes e móveis do motor do veículo e longe também da bobina de ignição e cabos de velas.
■ O módulo eletrônico deve ser posicionado em local protegido contra o ingresso d’água e com a sua parte frontal sempre voltada para baixo.
■ Retire o fusível de proteção ao iniciar a instalação. Somente o recoloque quando toda a instalação estiver terminada e com o motor de passo conectado.
■ Sempre após a montagem e calibração, solicitamos colocar o guarda-pó de proteção do chicote e também a tampinha plástica (que cobre as micro chaves).
■ Todas as emendas dos fios devem ser devidamente realizadas e isoladas.
■ Chaves de Seleção
– Chave 1 a 5 è seleciona o veículo – usadas para identificação do combustível e sua simulação.
– Chave 6 è Possui duas funções: Selecionar nível de CUTOFF e tipo de simulação da sonda pós catalisador.
■ Botão CFG
– Este botão é utilizado para calibração do GERENCIADOR. OBS: Não confundir o BOTÃO-CFG com o botão externo que é denominado BOTÃO FLEX.
■ Faça sempre a instalação com o motor desligado.
■ Identifique o sinal pulsante do bico injetor 1 e do bico injetor 4.
■ Identifique o fio de sinal do sensor MAF.
■ Identifique os fios de sinal do sensor de oxigênio pré e pós catalisador.
■ Para maiores detalhes veja o manual que acompanha o produto
■ Faça a instalação conforme indicado no esquema abaixo:
■ Informações importantes:
– Para iniciar a identificação do combustível ligue e deixe o motor funcionando com combustível líquido.
– Se houver transferência para o GNV antes do término da identificação do combustível líquido então a mesma será cancelada e o último combustível memorizado será utilizado.
– Mesmo que o produto for desligado o último combustível identificado não é perdido.
– O combustível líquido deve ser álcool ou gasolina. Não pode ser mistura.
– Sempre trocar de combustível líquido rode pelo menos 20Km.
■ Programar as chaves 1 a 5 do produto conforme o veículo (ver tabela).
– A chave 6 atua sobre a simulação da segunda sonda (ver também a tabela de veículos).
■ Colocar a caixa comutadora na posição combustível líquido.
■ ATENÇÃO: Toda vez que o CFG-MASTER é ligado, é feito um teste de acendimento dos leds (exceto o vermelho).
■ Ligar o motor (ar condicionado desligado) e observar que: (IMPORTANTE)
– LED-FLEX deve estar apagado (leds da caixinha).
– LED VERMELHO deve piscar indicando funcionamento da sonda lambda pré-catalisador.
– LED VERDE 1º, 2º, 3º ou 4º – indica a faixa de rotação do motor.
– LED AMARELO não importa no momento.
– LED AZUL indica o modo de funcionamento da central eletrônica do veículo:
– Apagado indica injeção de combustível no modo SEQUENCIAL.
– Aceso indica injeção de combustível no modo SEMI SEQUENCIAL.
■ Aproximadamente 3 minutos após o motor ter sido ligado o LED-FLEX acenderá na cor vermelha indicando que a rotação do motor está em marcha lenta e que o módulo MASTER está identificando o combustível líquido. AGUARDAR O TÉRMINO DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO (duração entre 40 a 60 segundos).
– Se a rotação do motor estiver acima da marcha lenta então o LED-FLEX ficará piscando na cor vermelha informando que a MASTER DR está pronta para identificar o combustível assim que a rotação for para marcha lenta.
■ ATENÇÃO: Se o motor não atingiu temperatura de trabalho então desligue o motor, aguarde o LED-FLEX apagar e em seguida religue o motor. Não permita que a MASTER identifique o combustível com o motor frio.
■ ATENÇÃO: observar que a chave 6 tem dupla função e portanto sempre depois da programação do nível de CUTOFF lembrar de reposicionar a chave 6 para a correta simulação da sonda pós catalisador, seguindo recomendação da tabela de aplicação.
■ Eventualmente pode ser necessário utilizar uma configuração das chaves de seleção diferentes daquela indicada na tabela.
2.A) Verificações iniciais no combustível líquido
■ Confirmar que a sonda lambda oscila entre mistura pobre (LED VERMELHO APAGADO) e mistura rica (LED VERMELHO ACESO)
■ Confirmar a correta indicação da faixa de rotação do motor.
– Por exemplo, ajuste a RPM para 3500 quando então o 3º LED VERDE deve estar aceso
2.B) Programação do nível de CUTOFF
■ Deixar o motor funcionando no combustível líquido
■ Escolher o nível de cutoff desejado e executar o ajuste conforme abaixo:
– Notar que o CUTOFF no GNV só é executado quando a central do veículo executa o seu CUTOFF.
1. Colocar a chave 6 para BAIXO
2. Elevar a rotação até o 2º LED VERDE acender.
3. Pressionar o BOTÃO CFG (no módulo eletrônico).
4. Por alguns segundos o 1º LED VERDE APAGA e os outros acendem indicando SEM CUTOFF.
2.D) Ajuste da Marcha Lenta no GNV
■ Depois do sucesso na calibração em alta rotação deixar a rotação cair para marcha lenta.
– Observar que na marcha lenta o 1º LED VERDE acende.
■ Aguardar alguns segundos e pressionar o botão para iniciar o ajuste de marcha lenta
– O 1º LED VERDE começa a piscar
■ Aguardar alguns segundos e observar o LED VERMELHO
– Se o LED VERMELHO piscar então OK. Acelerar o motor para sair do processo e vá para o processo de programação de CUTOFF
– Se o LED VERMELHO permanecer aceso direto então fechar lentamente o ajuste de marcha lenta do redutor até que o LED VERMELHO comece a piscar.
– Se o LED VERMELHO permanecer apagado direto então abrir lentamente o ajuste de marcha lenta do redutor até que o LED VERMELHO comece a piscar.
■ Fim da calibração do CFG (gerenciador).
Após alimentar o produto, e antes que o 4º LED VERDE apagar, pressionar o botão e o mantenha-o pressionado até que todos os LEDS VERDES comecem a piscar juntos por várias vezes. Isto indica que o valor padrão de fábrica do CFG (gerenciador) foi recuperado e o motor de passo fechará totalmente.
■ Memória não volátil
O CFG-MASTER não perde as informações aprendidas e/ou dados de calibração mesmo se ele for desligado da bateria.
■ Veículos com somente uma sonda pré catalisador
– Não usar os fios VERDE-PRETO e AMARELO-VERMELHO.
■ Diversos
– A ordem de ignição deve ser 1-3-4-2. Para outra seqüência se deve mudar a ligação dos fios de cor branca e laranja.
– Tanto o sensor de oxigênio pré-catalisador como o pós-catalisador devem ser do tipo 0 – 1V.
– O CFG-MASTERS executará cutoff do GNV somente quando a central eletrônica do veículo executar o cutoff do combustível líquido. Os LEDS VERDES apagarão quando o CUTOFF estiver em curso.
– Nos casos onde apenas o fio amarelo for utilizado então o fio de cor verde do chicote do produto deve ser isolado.
– NUNCA UTILIZAR PONTEIRA METÁLICA PARA PRESSIONAR O BOTÃO PARA EVITAR A POSSIBILIDADE DE CAUSAR CURTO-CIRCUITO NO PRODUTO.
■ Atenção: estas programações podem variar conforme as condições do veículo
■ PARA VEÍCULO NÃO CONSTANTES DESTA TABELA CONSULTE A VERPTRO.
VEÍCULO | Chaves para cima |
C3 1.6 16V / 2009 | 3 |
Picasso 1.6 16V | 3 |
307 | 3 , 4 |
206 1.6 16V | 3 |
206 / 1.4 | 2 , 3 |
207 / 1.4 / 2009 | 2 , 3 |
PICASSO 2.0 138CV (ñ FLEX) | |
PICASSO 118CV (ñ FLEX) |
Veículo | Chaves para cima |
Fiorino 1.3 (2008 ..) | 2 e 5 |
Palio / Siena 1.0 | 1 , 3 |
Palio / Siena 1.4/ Punto 1.4 | 5 |
Doblo/Siena 1.8 E.TorQ | 4 e 5 |
Palio / Siena / Week 1.8 | 2 |
Palio 1.3 … 2005) | 2 , 3, 4 ,5 |
LINEA 1.9 | 1 ,2 ,3 |
Idea 1.4 (*) | 1 ,2 ,3 |
Idea 1.6 E.Torq | 1 ,2 ,4 |
Nova Uno 1.4 | 2 , 4 |
Toro 1.8 16V | 2 |
Veículo | Chaves para cima |
Fiesta 1.0 / 2007 … | 1 ,2 ,3 e 4 |
Fiesta / EcoSport 1.6 | 1 , 2 , 3 |
Eco / Focus 2.0 | 4 e 5 |
New Eco | 4 e 5 |
Ranger 2014 Nova 2.5 16V | 3 e 5 |
Veículo | Chaves para cima |
Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E | 1 , 2 |
Corsa / Meriva 1.8 | 2 |
AGILE | 2 |
Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010 1.4 | 5 |
Astra/Vectra/Zafira 2010 … | 5 , 6 |
Astra/Vectra/Zafira 2.0 | 1 , 5 |
S10 2.4 | 1 ,2 , 4 |
S10 2015 | 1 , 2 e 3 |
Prisma 1.4 ( Novo ) | 2 |
Sonic 1.6 16V | 2 e 3 |
Spin | 2 |
Prisma 1.0 ( Novo ) | 1 e 2 |
Veículo | Chaves para cima |
Kombi 1.4 | 1, 3, 4 |
Gol 1.8 | 2, 4 e 5 |
Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6 | 4 ,5 e 6 |
Gol 1.0 / Voyage / Fox | Todas p/ baixo |
Up 1.0 | 2 ,3 e 4 |
Veículo | Chaves para cima |
FIT 1.4 ( com Sonda Lambda 0 a 1V) | 1, 4 |
CITY FlexOne 2014/15 | 1 e 4 |
Veículo | Chaves para cima |
HB-20 1.6 | 3 e 5 |
Tucson , i30 2.0 16V | 2 ,3 e 5 |
Veículo | Chaves para cima |
J6 2012 (só gasolina) | 3 |
J3 1.4 16V | 3 |
Veículo | Chaves para cima |
Soul 1.6 / Cerato 1.6 16V | 2, 3 e 5 |
Veículo | Chaves para cima |
CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V | 2 , 5 e 6 |
LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V | 3 , 5 e 6 |
SANDERO/SYMBOL 1.6/16V | 1, 2, 3 e 4 |
MEGANE 1.6 / 16v | 4 e 5 |
Veículo | Chaves para cima |
TR4 2.0 16V 09… | 3, 4, 5 |
Triton 4 cil | 3, 4 ,5 |
Triton 6 cil | 1, 2 e 4 |
Alguns veículos “não flex” podem usar o CFG-MASTER para resolver problemas de partida a frio e/ou luz de injeção acesa. Contatar a VERPTRO para programação das chaves.
■ Trocando de combustível líquido
– Antes de abastecer com outro tipo de combustível deve-se utilizar o atual até o nível ficar abaixo de 1/4 do tanque.
– Depois abastecer com o novo combustível de forma que o nível de combustível ultrapasse 3/4 (ideal: encher o tanque).
■ Identificando automaticamente o combustível líquido
– APÓS ENCHER O TANQUE COM O NOVO COMBUSTÍVEL colocar a chave da caixa comutadora na “posição líquido”.
– Ligar o motor (ar condicionado desligado)
– Andar normalmente com o veículo por pelo menos 15Km.
– Durante o percurso para a adaptação da central do veículo ao novo combustível pode ocorrer de o LED-FLEX piscar na cor vermelha, indicando que a MASTER DR está pronta para identificar o combustível. Termine o percurso.
– Se for necessário parar o veículo antes de terminar os 15 Km então, se possível, mantenha a rotação do motor acima da marcha lenta (LED-FLEX piscando). Isto evitará que a MASTER identifique o combustível líquido, antes da correta adaptação da central do veículo.
– Depois de percorrer os 15 Km, verifique se o LED VERMELHO está aceso. Se não estiver aceso aguarde ele acender. Deixe o motor em marcha lenta (LED-FLEX aceso vermelho) para a execução do processo de identificação.
– Se for necessário andar com o veículo não tem problema, pois a MASTER DR acumulará aprendizado toda a vez que o motor cair para marcha lenta.
– O tempo total para a identificação do combustível (tempo total em que o LED-FLEX permanece aceso continuamente na cor vermelha) demora entre 40 e 60 segundos (dependendo do veículo).
– Quando o MASTER DR terminar a identificação, o LED-FLEX mudará de cor indicando o combustível:
– LARANJA é GASOLINA
– VERDE é ÁLCOOL
– Após a identificação transfira o funcionamento do motor para o GNV.
■ Identificação forçada
– Há qualquer momento, com o motor funcionando no GNV (e somente no GNV), é possível forçar a troca de “combustível” e, por conseguinte a simulação do tipo de combustível, bastando para isto pressionar o BOTÃO-FLEX.
– Isto é útil quando houver troca de combustível líquido e o motorista tiver se esquecido de executar o processo de identificação automática.
– Ou quando por qualquer motivo houver identificação errada.
■ OBSERVAÇÕES:
– O CFG-MASTER iniciará o processo de identificação de combustível toda a vez que o motor do veículo for ligado no combustível líquido e permanecer no líquido por mais de 3 minutos.
– O CFG-MASTER poderá não identificar corretamente o combustível líquido quando o motor do veículo apresentar instabilidade de funcionamento na marcha lenta. Nestes casos o motorista deverá transferir o funcionamento para o GNV e efetuar a “Identificação forçada” descrita acima e procurar uma oficina para as devidas correções.
– O CFG-MASTER poderá não identificar corretamente o combustível líquido quando o motor estiver frio. Só permita que a MASTER identifique o combustível líquido quando o motor estiver na temperatura correta de funcionamento.
– É possível que em alguns casos seja necessário utilizar uma programação diferente daquela indicada no manual do produto.
– Manter o reservatório de partida fria sempre com gasolina.
– Não deixe a MASTER executar o processo de identificação quando o motor do veículo estiver frio.
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