GOLD
Emulador de Sonda Lambda
Emulador de sonda Lambda 0-1V.
■ O ESL I-flex Gold é um produto que simula o sinal do sensor de oxigênio pré catalisador baseado no tempo de injeção aprendido. Este produto possui duas formas de onda de simulação e pode ser selecionado através de uma chave.
■ Ele utiliza um microprocessador capaz para processar as tarefas de medição do tempo de injeção, detecção cut-off em desaceleração e geração das simulações conforme combustível selecionado e o tempo de injeção medido.
■ Esta simulação do sinal da sonda Lambda se faz necessária, em alguns veículos, para que a central eletrônica do veículo não altere o funcionamento do motor quando o mesmo estiver utilizando o combustível líquido e nem indique falha de funcionamento quando estiver funcionando com GNV.
■ Este produto pode ser aplicado em muitos veículos nacionais e importados e que possuem:
– Alimentação de 12V
– Sinal da sonda Lambda de 0 a 1V.
■ Consulte a Verptro em caso de dúvida.
■ Para veículos com tecnologia Flex-fuel sugerimos utilizar o ESL MASTER COMPACT II que possui recursos muito maiores para uma perfeita simulação de forma a atender a maior tecnologia destes motores.
■ LED VERDE
– Indica que o produto está lendo o tempo de injeção
– Pisca conforme a rotação do motor
– Só apaga momentaneamente quando o motor entra em CUTOFF. Fora de CUTOFF este LED deve estar sempre piscando independente do combustível que está sendo utilizado.
■ LED VERMELHO
– No combustível líquido, indica o estado da mistura ar/combustível.
– No GNV, indica o estado do sinal simulado.
■ Chave 1
– Seleciona a frequência do sinal simulado.
– Para baixo: Maior frequência.
– Para cima: Menor frequência.
■ Chave 2
– Inicia o processo de aprendizado do tempo de injeção.
Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes
■ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
■ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
■ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
■ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
Instalação
■ Identificar o fio de sinal do pulsante de um bico injetor.
■ Identificar o fio de sinal (0 – 1V) do sensor de oxigênio pré-catalisador.
■ Instale o produto conforme esquema abaixo:
Programando as Chaves
■ Chave 1
– Programe o circuito simulador de forma a trabalhar mais adequadamente ao combustível líquido presente no tanque.
Chave 1 | Combustível |
Cima | Mais indicado p/ Gasolina |
Baixo | Mais indicado p/ Etanol |
■ Chave 2
– Inicialmente esta chave deve estar para baixo.
Ajuste / Calibração
■ Enquanto o motor aquece faça as seguintes verificações:
– O LED VERDE deve piscar e sua frequência varia conforme a rotação do motor.
– O LED VERMELHO indica o sinal do sensor de oxigênio. Este LED deve sempre piscar. Caso contrário, isso pode indicar algum mau funcionamento da central com relação ao controle de injeção de combustível líquido.
. Apagado – indica mistura pobre
. Aceso – indica mistura rica.
– Executar o aprendizado do tempo de injeção colocando a chave 2 para cima.
. Ao iniciar o aprendizado o LED VERDE apaga. Quando voltar a pisca, é indicativo que o tempo de injeção de combustível líquido foi memorizado.
– Coloque a chave 2 novamente para baixo.
Av. de Santa Cruz, 8176 – Senador Camará, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21830-009
21 2404-1189