CONJUGADO 3 EM 1 TRIUM MASTER

Emulador MASTER COMPACT II Variador de Avanço MA-HT Emulador VERSIM4

■ O TRIUM MASTER é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos 3 ou 4 cilindros flexfuel ou não, com injeção de combustível convencional, convertidos para o GNV.

■ Este produto é um conjugado 3 em 1 que inclui num só produto as funções de Emulador de Sonda Lambda, Emulador de bicos injetores e variador de avanço via sensor MAP.

 

O TRIUM MASTER possui similaridade funcional com os 3 produtos da Verptro descritos abaixo:
      • Emulador de Sonda MASTER COMPACT II
            – Duplo emulador de sonda Lambda 0 – 1V.

            – Identificação do combustível líquido.

            – Simulação do combustível líquido identificado.

            – Oferece a indicação do combustível identificado.

            – Possibilita a troca força do combustível identificado.

            – Possui até 6 simulações de sinal para o sensor de oxigênio pós-catalisador.

      • Emulador de Bicos Injetores VERSIM 4
            – Desliga o funcionamento dos bicos injetores de combustível líquido

            – Simula os 4 bicos injetores

            – Possui tempo de sobreposição de combustíveis.

            – Chicote com conectores do tipo Bosch.

      • Variador de avanço MA-HT
            – Remodela o sinal do sensor MAP do veículo de modo a fazer com que a central eletrônica do veículo altere o avanço de ignição.

 

■ O conector deste produto possui 20 pinos e, portanto, não é intercambiável com os produtos conjugados dentro dele.

Aplicação

■ Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos nacionais e importados que possuem:
      – Sensor MAP e/ou MAF.
      – 4 Bicos injetores com resistência da bobina do injetor entre 11 e 16 Ohms.
      – 3 bicos injetores, idem.
      – Sensor de Oxigênio pré-catalisador 0 – 1V e com/sem sensor de Oxigênio pós-catalisador.

Vista fontal do módulo do produto

Esquema trium master

1 – LED VERDE – MA-HT

■ Indicador de variador de avanço ativo

      – Aceso – Variador está manipulando o sinal.

      – Apagado – O sinal do sensor MAP segue para a central do veículo sem nenhuma manipulação.

 

2 – CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
■ CHAVES 1 a 5 – seleciona a motorização do veículo (ver tabela de aplicação).
■ CHAVE 6 – seleção do tipo de simulação sonda pôs catalisador (ver tabela de aplicação).
■ CHAVE 7 – Seleção do tempo de sobreposição.
■ CHAVE 8 – Seleção do simulador de sonda MASTER COMPACT II ou GALAXY.

 

3 – BOTÃO DE PROGRAMAÇÃO
Este botão tem duas funções:
  ■ No combustível líquido
      – Seleciona o banco de simulação da sonda pós catalisador.
      – Para alterar o banco basta pressiona-lo.
      – Cada vez que ele é pressionado passa para o banco seguinte.
      – No momento existem 3 bancos
            . Apagado – banco 0.
            . Pisca 1 – Banco 1 (pisca uma vez a cada dois segundos).
            . Pisca 2 – Banco 2 (pisca duas vezes a cada dois segundos).
■ No GNV
      – Faz a troca forçada do combustível líquido identificado a ser simulado.
      – Cada vez que este botão é pressionado o produto troca o tipo de combustível a ser simulado para a sonda pré catalisador.

 

4 – LED AMARELO – INDICADOR DO BANCO SELECIONADO
■ Indica o banco de simulação da sonda pós catalisador
      – Aceso – Está sendo simulada mistura rica.
      – Apagado – Está sendo simulada mistura pobre.

 

5 – LED FLEX
■ Possui 3 funções:
      – Quando APAGADO indica que o produto está no processo de espera de aquecimento do motor.
      – Quando aceso na cor VERMELHA indica que o produto está na fase de identificação de combustível.
      – Indicar o tipo de combustível líquido identificado:
            . VERDE – Álcool.
            . AMARELO (alaranjado) – Gasolina.

 

6 – TRIMPOT MAHT
■ Ajustador do variador de avanço MA-HT.

 

7 – LED VERMELHO – SONDA PRÉ CATALISADOR
■ Indica o estado da mistura (sonda pré catalisador):
      – Aceso – Mistura rica.
      – Apagado – Mistura pobre.

 

8 – LED AMARELO – SINAL SIMULADO
■ Indica o estado do sinal simulado para a sonda pré-catalisador
      – Aceso – Simulando mistura rica.
      – Apagado – Simulando mistura pobre.

 

9 – LED VERDE – PULSANTE BICO 3 ou 4
■ Pulsa quando ocorre um pulso de injeção.

 

10 – LED VERDE – PULSANTE BICO 1 OU 2
■ Pulsa quando ocorre um pulso de injeção.

 

11 – CONECTOR
■ Ver quadro abaixo do chicote do produto onde são indicados os pinos e as suas respectivas cores dos fios.

Chicote do produto

chicote do produto

Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes

■  Ver quadro abaixo do chicote do produto onde são indicados os pinos e as suas respectivas cores dos fios.

■  Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.

■  Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas.

■  O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.

■  Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.

Instalação elétrica

Observações iniciais

■ Faça sempre a instalação com o motor desligado. Alguns veículos continuam com o sistema energizado por alguns minutos após o desligamento do motor.
■ É importante aguardar todo o sistema elétrico do motor ser desligado.
■ Retire o fusível do fio vermelho do chicote do produto.
■ Veja os esquemas de ligação que vem logo após esse descritivo.

 

Breve sequência de interligação dos fios do chicote do produto
■ Ligue o fio de cor preta no borne negativo da bateria.
■ Identifique o fio de sinal do sensor MAP/MAF e interligue os fios de cor Rosa e Rosa/Preto.
■ Identifique o fio de sinal do sensor de oxigênio pré-catalisador e ligue os fios de cor verde e o de cor amarela.
■ Identifique o fio de sinal do sensor de oxigênio pós-catalisador e ligue os fios de cor verde/preta e o de cor amarela/vermelha.
■ Ligue o fio de cor azul ao positivo do solenoide do redutor de pressão.
■ Caso vá fazer a conexão da TRIUM MASTER com a caixa comutadora LUMINA da Verptro então interligue os fios (de 15cm) de cor amarela/vermelha e branco/vermelha aos fios dessas mesmas cores da caixa comutadora Lumina.
■ Interligue o chicote dos bicos injetores.
      – Para veículos com conectores diferentes do tipo “BOSCH” e/ou veículos de 3 cilindros veja o esquema de ligação após o esquema principal.
■ Ligue o fio de cor vermelha ao borne positivo da bateria.
■ Recoloque o fusível (NUNCA ELIMINE ESTE FUSÍVEL).

Diagrama principal - Esquema 1

trium master esquema 01

Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 3 cilindros com conectores tipo BOSCH – Esquema 2

trium esquema 02

Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 4 cilindros conectores diferentes do Bosch – Esquema 3

trium esquema 03

Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 3 cilindros com conectores tipo BOSCH – Esquema 4

trium esquema 04

INSTRUÇÕES DE PROGRAMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AJUSTES

Instruções de programação das chaves

■ Selecione as chaves de 1 a 6 e o banco de simulação conforme a tabela de aplicação no final deste documento.
■ Programe a chave 7:
      – Para baixo è Tempo de sobreposição de combustíveis baixo.
      – Para cima è Tempo de sobreposição de combustíveis alto.
■ Programe a chave 8 conforme o sensor do motor
      – Sensor MAP è Chave 8 para baixo
      – Sensor MAF è Chave 8 para cima
■ Pré ajuste o TRIMPOT do MA-HT para posição de 8 hs.

 

Processo de identificação do combustível líquido

■ Toda vez que o motor é ligado e mantido funcionando no combustível líquido o TRIUM MASTER irá executar este processo.
■ Durante a fase de identificação do combustível líquido não transfira o funcionamento do motor para o GNV.
■ Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível liquido então a TRIUM irá recuperar o último tipo de combustível identificado.
■ O Processo de identificação é dividido em 3 fases:
      – Aquecimento (LED FLEX APAGADO).
      – Identificando (LED FLEX aceso na cor VERMELHA).
      – Combustível identificado (LED FLEX na cor VERDE ou AMARELO ALARANJADO).
■ Coloque o fusível do fio vermelho (este passo só é válido na instalação)
      – Observe que os todos os LEDS piscam (exceto o LED VERDE MA-HT)
■ Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido
      – Esta é a fase de aquecimento do motor (dura aproximadamente 3 minutos)
      – Observe o quadro abaixo:

LEDS VERDES (Pulsantes)

Devem piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados

LED AMARELO (SIMULAÇÃO)

Neste momento este LED pisca de forma aleatória.

LED VERMELHO (SONDA PRÉ)

Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível

·        Aceso – mistura rica

·        Apagado – mistura pobre

LED VERDE MA-HT

APAGADO

LED FLEX

Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor.

LED AMARELO BANCO

Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado

·        Apagado – BANCO 0

·        Pisca 1 vez – BANCO 1

·        Pisca 2 vezes – BANCO 2

 

■ Aguarde o término da fase de aquecimento que é indicado quando o LED FLEX acender na cor vermelha.
      – Se este LED piscar na cor vermelha, isto indica que a rotação do motor está acima de 1000 RPM e a TRIUM MASTER não entrará na fase de identificação de combustível.

■ Identificando o tipo de combustível líquido.
      – O LED FLEX deve estar aceso na cor vermelha.
      – Se a rotação ultrapassar 1000 RPM o LED FLEX pisca na cor vermelha indicando que o processo de identificação foi momentaneamente interrompido.
      – Quando a rotação cair abaixo de 1000 RPM o LED FLEX volta a acender continuamente na cor vermelha e o processo de identificação é retomado.
      – Este processo demora entre 40 e 60 segundos (dependente da RPM do motor).

■ Combustível líquido identificado. Quando o TRIUM MASTER identifica o combustível líquido então o LED FLEX assume uma das cores abaixo:
      – ÁLCOOL – VERDE.
      – GASOLINA – AMARELO ALARANJADO.

■ Com o combustível líquido identificado e memorizado o motor já pode ser transferido para o GNV para a calibração do mesmo.

 

Ajuste do GNV

■ Transferir o funcionamento do motor para o GNV.
■ Ajustar a dosagem do GNV.
■ De modo geral, em marcha lenta sem nenhuma carga. ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso.

 

Ajuste do variador de avanço MA-HT

■ Ligar o ar condicionado na máxima refrigeração e também o farol alto.
■ Girar o Trimpot no sentido horário até o LED VERDE MA-HT acender.
■ Girar o Trimpot no sentido contrário até o LED VERDE MAHT apagar.

 

Uso diário

■ No uso diário não é necessário executar a identificação de combustível líquido.
■ Em locais muito frio recomendamos não deixar o motor em marcha lenta aquecendo no combustível líquido. Se quiser aquecer o motor usando o combustível líquido então recomendamos transferir o motor para o GNV e logo em seguida voltar para o combustível líquido pois assim a TRIUM MASTER irá recuperar o combustível memorizado e não efetuará uma identificação desnecessária.
■ Só é necessário executar a identificação no momento da instalação ou quando houver troca do tipo combustível líquido. Extremamente importante é que se houver troca de combustível líquido, o tanque deverá ser enchido totalmente com praticamente 100% do novo combustível. E após o abastecimento o veículo deverá rodar pelo menos 20Km (somente com o novo combustível, sem transferir para o GNV) para que a central do veículo se adapte. Após estes 20Km o motor deve ser desligado e após alguns minutos (*) religar no líquido e deixar o produto fazer a identificação.

 

(*) Alguns veículos permanecem com o sistema energizado por vários minutos após o motor ser desligado. Nesses casos deve-se aguardar o desligamento total para que a TRIUM MASTER possa executar a nova identificação de combustível. Em alguns veículos pode ser necessário trocar a programação das chaves portanto recomendamos que quando for efetuar a troca de combustível líquido isto seja feito em uma convertedora homologada.

 

GARANTIA

■ A VERPTRO garante o funcionamento deste produto para o fim ao qual ele foi projetado.
■ A garantia é de 12 meses a partir da venda do produto ao convertedor.
■ Qualquer defeito de fabricação neste produto somente implica à VERPTRO na troca do mesmo, não cabendo qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a quaisquer peças e partes.
■ A VERPTRO reserva a si o direito de executar alterações técnicas, no todo ou em partes, sempre que julgar necessário, portanto sempre que for necessária a troca de algum produto este poderá ser feito por um modelo equivalente e que fizer parte da linha de produtos na data da solicitação de garantia.

LISTA DE APLICAÇÃO MASTER COMPACT II

Chaves 8 para baixo

BANCO

Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo

0

APAGADO

1

PISCANDO UMA vez

2

PISCANDO DUAS vezes

 

CITRÖEN / PEUGEOT

Chaves para cima

Banco

C3 1.6 16V / 2009

3

0

Picasso 1.6  16V

3

0

307

3, 4

0

206 1.6  16V

3

0

206 / 1.4

2, 3

0

207 / 1.4 / 2009

2, 3

0

PICASSO 2.0  138CV (ñ FLEX)

x

0

 

CHERY

Chaves para cima

Banco

Celer  1.6 / 16V

Todas p/ baixo

0

 

FIAT / JEEP

Chaves para cima

Banco

Fiorino 1.3 (2008 ..)

2 e 5

0

Palio / Siena 1.0

1, 3

0

Palio / Siena 1.4 / Punto 1.4

5

0

Argo / Cronos / TORO / JEEP /

Doblo / Siena /Strada …………….   1.8 E.TorQ

4 e 5

0

Palio / Siena / Week 1.8

2

0

Palio 1.3 … 2005)

2,3,4,5

0

LINEA 1.9

1, 2, 3

0

Idea 1.4 (*)

1, 2 e 3

0

Idea / Siena / Palio  …..     1.6  E.Torq

1, 2 e 4

0

Nova Uno 1.4

2 e 4

0

Uno / Argo / Mobi  ….. 1.0  –  3 cilindros

5

0

Argo / Cronus 1.3 /

2

0

 

FORD

Chaves para cima

Banco

Fiesta 1.0 / 2007 …

1,2,3 e 4

0

Fiesta / EcoSport 1.6

1,2,3

0

EcoSport  / Focus 2.0

4 e 5

0

EcoSport ………………….  1.5 / 3 cilindros

3

0

New Fiesta 1.6 (com sensor MAP)

1 e 2

0

Ranger 2014  2.5  16V

3 e 5

0

Ka ………………………….. 1.0 / 3 cilindros

1,2,3,4

0

Ka 1.5

Todas p/ baixo

0

 

GM

Chaves para cima

Banco

Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E

1, 2

0

Corsa / Meriva 1.8

2

0

AGILE

2

0

Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010  1.4

5

0

Astra/Vectra/Zafira       2010 …

5, 6

0

Astra/Vectra/Zafira 2.0

1, 5

0

S10  2.4

1, 2, 4

0

S10 2015

1, 2 e 3

0

Prisma 1.4 ( Novo )

2

2

Sonic 1.6  16V

3

0

Spin 1.8 / Cobalt 1.8

2

1

Prisma 1.0 ( Novo ) / Onix 1.0

1 e 2

2

Cruze

4 e 5

0

     

HONDA

Chaves para cima

Banco

CITY / FIT FlexOne 2014/15 … (Sonda 0 – 1V)

1 e 4

0

 

HYUNDAI

Chaves para cima

Banco

HB-20 1.6

3 e 5

0

HB20  1.0   12V  3cil

3, 4 e 5

0

Tucson, i30  2.0 16V

2, 3 e 5

0

 

JAC

Chaves para cima

Banco

J6 2012 (só gasolina)

3

0

J3 1.4  16V

3

0

 

KIA

Chaves para cima

Banco

Soul 1.6 /  Cerato 1.6 16V

1

0

 Picanto 3 cil

3,4,5

0

Sportage 2.0 / 2016 …

5

0

 

MITSUBISH

Chaves para cima

Banco

TR4  2.0  16V  09…

3, 4 e 5

0

Triton 4 cil.

3, 4 e 5

0

Triton 6 cil

1, 2 e 4

0

 

RENAULT

Chaves para cima

Banco

CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V

2, 5 e 6

0

LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V

3, 5 e 6

0

SANDERO/SYMBOL 1.6/16V

1, 2, 3 e 4

0

LOGAN 1.6 (motor Nissan)

1 e 5

0

MEGANE 1.6 / 16v

4 e 5

0

Logan / Sandero  …………………    3 cil

2 e 5

0

 

TOYOTA

Chaves para cima

Banco

Etios 1.3 (sonda Lambda 0 – 1V)

2 e 5

0

Etios 1.5 (até 2014 // sonda Lambda 0 – 1V)

1 e 4

0

 

VW

Chaves para cima

Banco

Kombi 1.4

1, 3, 4

0

Gol 1.8

2, 4 e 5

0

Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6

4, 5 e 6

0

Gol 1.0 / Voyage / Fox

Todas p/ baixo

0

Up 1.0 / GOL 1.0  3 cilindros

2 e 5

0

Virtus, Novo Polo, Saveiro 1.6 / 16V

2

0

Jetta 2.0 2013

5 e 6

0

 

Lista de aplicação para o simulador GALAXY

(chave 8 para cima)

MONTADORA / VEÍCULO

Chaves para cima

Banco

Toyota Corolla (até 2013) (sonda Lambda 0-1V)

Todas p/ baixo

0

Livina 1.8 / 16V

1,2

0

Versa 1.0  3cil

2 e 3

0

Kicks / Versa 1.6 16V

1

0

Sentra (sonda Lambda 0-1V)

2,3

0

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